O uso incorreto de carregadores de celular pode causar incêndios e explosões. Foi o que alertou o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, com o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos na reposição de carga aos aparelhos.
SAIBA MAIS
Em Curitiba, uma situação recente chamou a atenção da corporação: quando um celular, que era carregado em um carro, explodiu. O motorista se assustou, perdeu o controle do veículo e causou um acidente.
A procura por carregadores originais, certificados e de qualidade é uma das maneiras de evitar acidentes neste sentido.
De acordo com a capitã Luisiana Guimarães Cavalca, porta-voz do Corpo de Bombeiros, a certificação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é a garantia de que o cabo passou por testes de eficiência e segurança.
Durante o carregamento, alguns pontos podem chamar a atenção: como a demora do preenchimento total da bateria e o superaquecimento do cabo, como explicou a porta-voz.
Retirar o carregador da tomada após o uso também é importante
O Corpo de Bombeiros também destacou que é importante retirar o carregador da tomada após o uso, principalmente para quem tem crianças ou animais em casa. O aquecimento da bateria ou o estufamento dela também são pontos que podem chamar a atenção para uma futura substituição.