Acidente aconteceu na BR-423, na noite de sexta-feira, 17; a polícia investiga se houve falha mecânica
19 fora
2025
– 10h50
(atualizado às 11h20)
Resumo
Um acidente com um ônibus de turismo em Saloá, Pernambuco, deixou 17 mortos e 17 feridos; a causa ainda está sob investigação, com suspeita de falha nos freios.
Ó acidente grave envolvendo um ônibus de turismona noite da última sexta-feira, 17, em uma rodovia na altura de Saloá, no Agreste de Pernambuco, deixou 17 pessoas mortas e outras 17 feridas. Os passageiros eram da Bahia e Minas Gerais.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), as vítimas feitas saíram de Brumado (BA), com destino a Santa Cruz do Capibaribe, para fazer compras em um centro atacadista. O acidente aconteceu quando eles já retornavam para a cidade baiana.
Como ocorreu o acidente
O caso aconteceu por volta das 19h45, no km 126,9 da BR-423. Segundo as autoridades, o motorista perdeu o controle do ônibus, invadiu o contramão e atingiu rochas às margens da via. Ele conseguiu retornar para o sentido correto da pista, mas acabou batendo contra um barranco de areia e tombou.
Vítimas
Ainda segundo a PRF, alguns passageiros foram arremessados com a batida, o que indica que poderiam estar sem o cinto de segurança. Ao todo, 15 vítimas morreram no local, sendo 11 mulheres e quatro homens. A 16ª pessoa chegou ao Hospital Municipal de Saloá já sem vida, e a 17ª faleceu no Hospital Dom Moura, em Garanhuns (PE). Até o momento, o nome dos mortos não foi divulgado.
O atendimento inicial dos sobreviventes ficou por conta da unidade hospitalar de Saloá. Depois, foram transferidos 18 pacientes para o Hospital Dom Moura. Dos 17 internados, um está em estado grave, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Os demais têm escoriações e danos de menor gravidade.
Causa do acidente
Segundo o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Alessandro Carvalho, um dos motoristas afirmou às autoridades que perdeu o freio, mas isso ainda será investigado. A perícia deve apontar a causa do acidente.
“A primeira informação que chegou é que o motorista teria dito que faltou freio. Essa é uma afirmação de que ele fez e que será considerado, mas o local ainda está passando por perícia, o veículo será periciado e todos os depoimentos serão feitos para que seja conseguiu se houve falha mecânica ou não no veículo”, declarou em uma coletiva realizada no sábado, 18.
As investigações realizadas até o momento pela Polícia Civil e as oitivas das vítimas apontam que eram 40 passageiros no ônibus, mas ainda não se sabe se todos os que viajaram voltaram no mesmo veículo. O inquérito deve ser concluído em até 30 dias.