Um vídeo divulgado, nesta quinta-feira (16/10), pela Polícia Civil mostra o momento em que o motorista da Viação Cometa perde o controle do ônibus e causa o acidente que matou quatro pessoas e deixou 40 feridas na BR-040, em Juiz de Forana Zona da Mata Mineira, em dia 5 de setembro.
Um vídeo mostra o momento em que o motorista de um ônibus de turismo perde o controle do ônibus e causa o acidente que matou quatro pessoas e deixou 40 feridos na BR-040, em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, em 5 de setembro. Outras imagens, registradas por uma câmera… pic.twitter.com/4KJ9GP9X43
— O TEMPO (@otempo) 16 de outubro de 2025
Outras imagens, registradas por uma câmera interna voltada para o rosto do motorista, revelam que ele boceja, fecha os olhos e se espreguiça instantes antes de o veículo desviar para a lateral da pista e atingir um ônibus municipal que estava parado em um ponto de embarque e desembarque. O equipamento é conhecido como “câmera de fadiga” e faz parte do sistema de monitoramento da empresa.
+ Motorista de ônibus dormiu ao volante em acidente com 4 mortes na BR-040: ‘Lutava contra o sono’
De acordo com o inquérito policial concluído nesta quinta-feira, o motorista, de 51 anos, adormeceu ao volante, o que provocou as questões. Ele foi indiciado por homicídio culposo (sem intenção de matar) e por lesões corporais culposas.
‘Lutava contra o sono’
Segundo o delegado Daniel Buchmuller, responsável pela investigação, o vídeo mostra claramente o momento em que o motorista luta contra o sono e perde o controle do coletivo.
“Ele vinha em linha reta e, no segundo anterior à batida, gira o volante para a direita. As imagens mostram respostas clássicas de quem está lutando contra o sono”, afirmou o delegado.
Outras gravações, feitas por uma câmera voltada para a rodovia, mostram que o ônibus não trafegava em alta velocidade, mas isso não muda a responsabilização do motorista. “Mesmo sem excesso de velocidade, ele será responsabilizado pelas mortes e danos causados”, completou Buchmuller.
Vítimas e testemunhas
Entre as vítimas é uma criança de 4 anos, que sofreu fraturas nas duas pernas. Outras ofertas de passageiros ficaram feridas.
Duas testemunhas que estavam no ônibus da Cometa confirmaram que o veículo desviou repentinamente para o lado direito, o que reforça a hipótese de que o motorista dormiu.
Durante o depoimento à Polícia Rodoviária Federal (PRF) e à PCMG, o condutor afirmou que não se lembra do acidente e apenas viu “que estava dirigindo quando houve os incidentes”.
Histórico de acidentes
A Polícia Civil apurou que o motorista tem sete registros de acidentes anteriores, incluindo dois com morte. Em 2010, ele atropelou e matou uma pessoa — o caso foi arquivado. Em 2021, também na BR-040, em Conselheiro Lafaiete, ele se envolveu em uma colisão frontal com um motociclista, que morreu. O motorista afirmou que a vítima havia invadido o contramão, mas o laudo da PRF apontou o contrário: ele foi quem cruzou a pista.
O delegado representou a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do investigado, que havia motoristas de férias dias antes do acidente. Ele retomou o trabalho em 5 de setembro, dados das partes.
A reportagem solicita um posicionamento à empresa Viação Cometa e aguarda retorno.
