Chuvas intensas e rajadas de vento com força de furacão estão provocando inundações destrutivas no oeste do Alasca, levando a operações de resgate à medida que os remanescentes do tufão Halong continuam afetando as áreas costeiras.

ALASKA DIVISION OF HOMELAND SECURIT AND EMERGENCY MANAGMENT

Uma poderosa tempestade costeira formada a partir dos restos do tufão avançou sobre o Mar de Bering, trazendo rajadas de vento com força de furacão, ondas gigantes e forte ressaca para o delta do Kuskokwim e comunidades ao sul do Estreito de Bering.

De acordo com relatos locais, o alagamento já é generalizado. A emissora Alaska Public Media informou que alguns moradores das comunidades do delta Yukon-Kuskokwim estão desaparecidos ou presos em suas casas devido ao avanço da água.

Imagens divulgadas pela Divisão de Segurança Interna e Gerenciamento de Emergências do Alasca mostram dezenas de residências cercadas pela enchente.

A inundação causada pela maré de tempestade vem ocorrendo desde a semana passada. O marégrafo de Kotzebue Sound ultrapassou o nível de inundação severa na quinta-feira, atingindo 2,04 metros, mais de 1,5 metro acima do normal.

O Centro Estadual de Operações de Emergência foi ativado após o avanço da maré provocar alagamentos generalizados, e a Guarda Costeira dos Estados Unidos foi enviada a Kipnuk e Kwigillingok para auxiliar em buscas e resgates.

O governador Mike Dunleavy ampliou a declaração de desastre estadual para incluir as regiões de Yupitt, Ilhas Pribilof e o distrito escolar regional de Lower Kuskokwim.

A Cruz Vermelha Americana informou estar prestando assistência após a tempestade causar danos severos nas vilas de Kipnuk, Kwigillingok, Bethel, Kotzebue e Nome.

Foram emitidos alertas de vento intenso para Nunivak Island e a costa do delta do Kuskokwim, com previsão de rajadas entre 110 e 145 km/h. No interior do delta, os ventos podem chegar a 120 km/h.

Em algumas áreas do oeste do Alasca, foram registradas rajadas de até 160 km/h no domingo. A tempestade deve manter o risco de inundação até esta segunda-feira, e o rio Kuskokwim segue sob aviso de cheia até a manhã de segunda.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *