O governador Mauro Mendes (União) homologou o decreto municipal que estabelece situação de emergência em Barra do Garças, devido ao avanço de um incêndio florestal no Parque Estadual da Serra Azul. A medida é válida por 90 dias, contados a partir da caracterização do desastre, podendo ser prorrogada por igual período.

O decreto estadual, publicado no Diário Oficial que circula nesta segunda-feira (13), atende à solicitação da Prefeitura de Barra do Garças, que havia declarado estado de emergência no município no último dia 8 de setembro.

Estado de emergência é homologado em MT após avanço de incêndio em parque estadual. (Foto: Secom-BG)

Leia também – Fogo destrói 25% do Parque Estadual da Serra Azul e atinge 10 terras indígenas

O fogo atinge parques, áreas de preservação ambiental e áreas de preservação permanente, mobilizando equipes para controlar as chamas e minimizar os impactos ambientais.

Segundo a prefeitura, a situação exige ações urgentes, incluindo a aquisição de equipamentos e insumos, bem como reforço das equipes de combate ao incêndio. O decreto também foi avalizado pela Câmara de Vereadores do município, pela Assembleia Legislativa, além de ser comunicado ao Governo Federal, a fim de garantir apoio nacional na resposta ao desastre.

Leia também – Mais de 5 mil hectares do Parque Estadual Serra Azul são destruídos pelo fogo

Nos últimos dias, bombeiros, brigadistas e militares do Exército Brasileiro atuam em conjunto para conter o avanço das chamas, com apoio de três aeronaves de combate a incêndio enviadas pelo Governo do Estado — duas da Defesa Civil e uma do Corpo de Bombeiros.

Design sem nome 2025 10 13T101605.666

O município reforça que as ações em solo e aéreas buscam impedir a propagação do incêndio, proteger o patrimônio ambiental e minimizar os danos provocados pelo fogo no parque estadual.

O Parque Estadual Serra Azul está interditado desde o início de setembro justamente por conta do incêndio florestal. O fogo começou do dia 3 do mês passado e avançou rapidamente pela serra.

O Parque é considerado patrimônio natural, histórico e turístico da cidade, e os danos causados pelas chamas preocupam autoridades e moradores. 

  1. Incêndio atinge usina de energia solar e chamas assustam moradores de Nova Xavantina

  2. Corpo é encontrado carbonizado após incêndio em Jaciara

  3. Incêndio na Serra do Amolar está 90% controlado, mas equipes seguem rescaldo

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *