O autocarro, que transportava cidadãos do Maláui e do Zimbabué que regressavam aos seus países vindos da província do Cabo Oriental (leste), circulava por uma estrada subterrânea quando perdeu o controlo e capotou no domingo à noite, nos arredores da cidade de Louis Trichardt, segundo a Corporação de Gestão do Tráfego Rodoviário (RTMC, na sigla em inglês).
De acordo com o ministério dos Transportes, os mortos são 35 adultos (18 mulheres e 17 homens) e sete menores.
“Outras 49 pessoas foram levadas para hospitais vários em Louis Trichardt (…). A causa exata do acidente ainda não foi determinada e as investigações continuam”, disse o porta-voz da RTMC, Simon Zwane, citado pela imprensa local.
Num comunicado, o Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, lamentou que “este incidente seja uma tragédia para a África do Sul” e para os “Estados irmãos do Zimbabué e do Maláui”.
“Esta tristeza é agravada pelo facto deste incidente ter ocorrido durante o nosso mês do Transporte anual, em que damos especial importância à segurança rodoviária”, acrescentou Ramaphosa.
O chefe do Governo da província de Limpopo, Phophi Ramathuba, que planeava visitar o local do acidente, invejou as suas condolências às famílias das vítimas.
“Esta é uma tragédia devastadora. A perda de tantas vidas num único incidente é indescritível”, acrescentou Ramathuba.´