Quatro pessoas ficaram feridas, cerca de 300 ficaram desabrigadas e pelo menos 100 casas foram destruídas em um grande incêndio em um bairro de Lima, no Peru, neste sábado, informaram as autoridades.
O incêndio ocorreu na região de Pamplona Alta, localizada na encosta de uma colina no distrito de San Juan de Miraflores, ao sul de Lima, a capital.
No local, havia uma fábrica clandestina de fogos de artifício que pegou fogo, gerando explosões visíveis a vários quilômetros de distância, de acordo com imagens postadas por moradores nas redes sociais.
Cerca de 30 bombeiros e dezenas de moradores, com baldes nas mãos, lutaram por cerca de três horas para extinguir o incêndio, que atingiu cerca de 3 mil metros quadrados, segundo as autoridades.
O incêndio se espalhou rapidamente devido aos fogos de artifício e à precariedade das casas de madeira e outros materiais inflamáveis. Os moradores da região não têm água encanada.
O Ministério da Saúde relatou quatro feridos e autoridades da capital relataram cerca de 300 desabrigados.
O novo presidente do Peru, José Jerí, chegou ao local para se inteirar do incidente e coordenar a ajuda humanitária. “O incêndio está sob controle, agora é hora de cuidar dos afetados, onde vão dormir, onde ficarão”, disse ele à imprensa.
Incêndios são comuns nos arredores da capital peruana, onde construções precárias servem como depósitos de materiais inflamáveis, sem padrões rígidos de segurança contra esses e outros desastres.