A Petrobras busca novas reservasA Petrobras busca novas reservas

O Procon-SP realizou a operação De Olho no Copo em todo o estado de São Paulo, na noite desta sexta-feira (10). As ações foram realizadas em diversas cidades. Em Sorocaba, bares foram visitados, em Itu, foi feita a fiscalização no festival Tomorrowland, que ocorre na cidade até domingo (12).

A operação faz parte de uma força-tarefa do Governo de São Paulo que está intensificando as fiscalizações após os casos de contaminação por metanol. Durante as vistorias, os agentes conferem as notas fiscais das bebidas para garantir a procedência, verificam os lotes, a fim de confirmar se correspondem à mercadoria indicada na nota, e avaliam as condições de armazenamento. Em caso de suspeita de adulteração, todo o lote deve ter a venda suspensa até que a perícia seja realizada.

Segundo o coordenador regional do órgão, Clayton Castro, todos os bares, restaurantes, cervejarias e adegas precisam passar por vistorias regularmente. As visitas não estão sendo feitas apenas em locais denunciados. Na noite de sexta-feira, foram realizadas dez fiscalizações no total, e nenhum dos estabelecimentos apresentou irregularidades.

Casos de intoxicação

Nesta sexta-feira (10), o Governo do Estado atualizou o balanço de casos de intoxicação. Até o momento, foram descartados 189 casos, enquanto outros 160 seguem em investigação. Entre eles, há seis óbitos suspeitos: quatro em São Paulo e dois em São Bernardo do Campo. Vinte e cinco casos foram confirmados, incluindo cinco mortes: três na capital paulista, uma em Osasco e uma em São Bernardo do Campo.

Na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), foram registrados seis casos até agora: três em Sorocaba, um em Mairinque, um em Votorantim e um em Itu. Com exceção do caso de Itu, que já foi descartado, os demais permanecem sob investigação.

Mais de 20 mil garrafas foram apreendidas desde o dia 29 de setembro, além de 100 mil insumos, 480 mil rótulos e 113 mil vasilhames vazios. Cinquenta e uma pessoas foram presas, sendo 30 delas desde o dia 29 de setembro.

Denúncias sobre possíveis irregularidades ou suspeitas de bebidas adulteradas podem ser enviadas pelo Disque Denúncia 181.

 

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *