Polícia Civil e Vigilância Sanitária realizaram buscas após caso de contaminação em Garça (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

A Secretaria Municipal da Saúde de Garça emitiu um alerta nesta sexta-feira (10) após a suspeita de contaminação em um lote de água mineral que teria provocado sintomas de intoxicação em um morador da cidade. O caso está sendo investigado pelas autoridades sanitárias e policiais.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Pedro Scartezini, o episódio ocorreu quando um munícipe procurou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), relatando mal-estar após consumir o produto.

“O paciente estava passando mal depois de ter consumido uma água mineral”, afirmou o secretário.

Ainda de acordo com Scartezini, o lote suspeito é o 2531, com data de fabricação de 10 de setembro de 2025 e validade até 10 de setembro de 2026. Testes preliminares indicaram que a água estaria “contaminada com algum tipo de produto”, o que motivou a imediata ação da Vigilância Sanitária Municipal. Todas as unidades do lote foram apreendidas.

O secretário orientou a população a evitar o consumo do produto até a conclusão das análises laboratoriais. “Pedimos à população que não consuma essa água até que tudo seja devidamente esclarecido”, reforçou.

Scartezini explicou que as investigações buscam determinar se a contaminação está restrita a uma única garrafa ou se há outras embalagens comprometidas.

Polícia Civil esteve na UPA para contato com vítima de contaminação (Foto: Polícia Civil/Divulgação)

O paciente já foi medicado e, segundo o secretário, encontra-se em recuperação. Ele também desmentiu boatos que circularam nas redes sociais sobre uma possível internação na UTI. “Isso não procede. Ele foi atendido, medicado e já está melhor”, afirmou.

Distribuidora acompanha caso

Em nota oficial, a Distribuidora de Bebidas Garça (DBG), responsável pela distribuição da água mineral na região, informou ter tomado conhecimento do caso pelas redes sociais e declarou que está colaborando com as autoridades e com o fabricante.

“Desde o primeiro momento, estamos tomando todas as providências cabíveis, tanto no acompanhamento do caso do consumidor envolvido quanto na verificação do lote mencionado, em conjunto com o fabricante”, informou a empresa.

A DBG acrescentou que a empresa responsável pelo envase da água “segue rigorosos padrões de controle de qualidade, cumprindo integralmente as normas e protocolos exigidos pela legislação vigente”.

Por fim, a distribuidora manifestou solidariedade ao consumidor e reiterou que está à disposição das autoridades para prestar todos os esclarecimentos necessários.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *