O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, reconheceu nesta terça-feira (7) a situação de emergência do município de São José da Tapera, no Sertão alagoano, devido à estiagem.

Além da cidade alagoana, o MIDR reconheceu situação de emergência em outras 12 cidades.  As portarias com os reconhecimentos foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

Em Alagoas, São José da Tapera enfrenta um período prolongado de estiagem, o que motivou o pedido de reconhecimento federal. O município agora pode solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água potável, kits de higiene e dormitório, entre outros.

O reconhecimento também alcança cidades de outros estados afetadas por diferentes tipos de desastre. Enfrentam estiagem Macururé (BA), Catunda (CE), Lagoa do Mato (MA), Sossêgo e Carrapateira (PB). Já São Lourenço do Piauí, Coronel José Dias (PI) e Rodolfo Fernandes (RN) sofrem com a seca — período ainda mais severo de ausência de chuvas.

Outros municípios foram afetados por eventos climáticos distintos: Santa Maria do Oeste (PR) teve tornados; Piratini (RS), chuvas intensas; e Pompéia (SP), vendaval. No Amazonas, Benjamin Constant registrou derramamento de produtos químicos em ambiente aquático.

Com o reconhecimento federal, as prefeituras podem solicitar apoio financeiro por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A Defesa Civil Nacional também oferece cursos on-line para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do sistema e na gestão de crises climáticas.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *