Garanta já o seu!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (6) a interdição cautelar de dois medicamentos de uso hospitalar após relatos de alterações e contaminação em lotes específicos.

Uma das medicações é o Cloridrato de Lidocaína 20 mg/ml, anestésico produzido pela Hypofarma – Instituto de Hypodemia e Farmácia Ltda., teve o lote 25010360 (validade 30/01/2027) interditado após a identificação de um inseto dentro de um dos frascos.

Acesse!

Já o antibiótico Vancotrat 500 mg, fabricado pela União Química Farmacêutica Nacional S/A, apresentou mudança na coloração da solução após diluição, assumindo um tom alaranjado diferente do descrito na bula.

>> LEIA TAMBÉM: Anvisa proíbe café, whey e suplementos após detectar irregularidades

Saiba mais!

O problema foi identificado no lote 2518163, com validade até abril de 2027. Este remédio é indicado para o tratamento de infecções como pneumonia, por exemplo.

Segundo a Anvisa, a medida é preventiva e temporária, adotada para garantir a segurança dos pacientes até que testes laboratoriais confirmem ou descartem os riscos.

Durante o período de investigação, os lotes não devem ser utilizados nem comercializados.

A agência orienta que profissionais de saúde e consumidores que encontrarem os produtos citados suspendam o uso imediatamente e comuniquem o caso aos Canais de Atendimento da Anvisa ou à Vigilância Sanitária local.

RÁDIO MISTUREBAS

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *