Após mais de 20 horas fechada devido ao tombamento de um caminhão-tanque carregado com Etanol Hidratado, que pegou fogo, a Serra das Araras foi liberada às 20h45 desta sexta-feira (03). O acidente ocorreu às 23h46 de quinta-feira (02), na pista de descida, sentido Rio, na altura de Piraí, Sul Fluminense.
- Por voto na PEC da Blindagem: Vereadores de Niterói aprovam moção de repúdio contra deputado federal Carlos Jordy
- Violência: Niterói tem barricadas pela segunda noite, desta vez na Região Oceânica
A engarrafamento chegou a 30 quilômetros, por volta das 17h, no sentido Rio. Já na pista de subido, em direção a São Paulo, que ficou no esquema pare e siga, teve congestionamento de 12 quilômetros.
O caminhão estava carregado com 44 mil litros de etanol. No acidente, o motorista ficou ferido e está internado em estado grave no Hospital Geral de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo a Prefeitura de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Crismaldo dos Santos Soares, de 52 anos, teve queimaduras de segundo e terceiro graus. Ele precisou passar por uma cirurgia de emergência e está internado no CTI do Hospital Geral do município.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2025/X/1/oHk99jR76pBtv8QGrUjQ/carreta1.jpeg)
Técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também foram acionados para avaliar o impacto na região. A empresa responsável pela carga precisou fazer a retirada do combustível remanescente no caminhão, processo iniciado às 16h e concluída às 17h10.
A Viação Expresso Real informou, em seu perfil no X, que, por causa do acidente, os ônibus das linhas 438P (Cacaria X Seropédica) e 437P (Campo Lindo X Paracambi) estão circulando com intervalos irrelgulares.
Em redes sociais, motoristas se queixaram da lentidão na Serra das Araras. “Uma hora para chegar no começo da descida”, postou um internauta. Outro afirmou, às 8h30, que já estava no engarrafamento havia quatro horas: “Fui embora de São Paulo 00h35 e agora estou presa no meio da Serra das Araras”.