A Secretaria de Saúde da Bahia confirmou nesta sexta-feira (3) a primeira morte por contaminação por metanol no estado. O óbito ocorreu durante a madrugada, em Feira de Santana. A vítima é um homem de 56 anos que deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento de Queimadinha.

“O caso será acompanhado pelas equipes de vigilância do Estado e do município, em articulação com a Secretaria da Segurança Pública do Estado, reforçando a integração das ações de monitoramento e investigação”, informou a pasta.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, havia confirmado na quinta-feira (2) que 59 casos estão sob investigação no país, sendo 12 já confirmados. Além da morte na Bahia, há uma outra atestada em São Paulo.

LISTA GRATUITA

10 small caps para investir

A lista de ações de setores promissores da Bolsa

Outras sete seguem em análise, distribuídas entre Pernambuco (2), a capital paulista (3) e São Bernardo do Campo (2).

Antes da onda registrada em agosto e setembro de 2025, a média anual de intoxicações por metanol no Brasil girava em torno de 20 casos, segundo dados oficiais. As ocorrências decorrem principalmente do consumo de bebidas adulteradas como gim, vodca e whisky.

Reação do Congresso

Diante da escalada dos casos, a Câmara dos Deputados aprovou regime de urgência para do projeto que classifica a adulteração de bebidas alcoólicas como crime hediondo.

Continua depois da publicidade

A medida, articulada pelo presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), permite que o texto seja votado diretamente em plenário, sem passar por comissão especial. Se aprovada, a proposta seguirá para análise no Senado.

A expectativa é que a votação de mérito ocorra nas próximas semanas, sob pressão do aumento das mortes e do temor de disseminação do problema para outros estados.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *