O candidato do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal da Praia da Vitória, Ricardo Toste, garantiu que não permitirá que o problema da contaminação dos solos provocada pela utilização militar da Base das Lajes pelos Estados Unidos “caia no esquecimento”, acusando o atual executivo municipal, o Governo Regional e o Governo da República de estarem a “assobiar para o lado”.
Numa visita à área dos tanques de combustível da base, o candidato bloquista defendeu que a questão deve voltar a ser tratada como prioridade nas relações bilaterais entre Portugal e os EUA. “A autarquia da Praia da Vitória tem de colocar a defesa dos praienses em primeiro lugar”, afirmou, sublinhando que este é um problema ambiental e de saúde pública que continua sem solução.
Ricardo Toste recordou que foi o Bloco de Esquerda o primeiro partido a levar este tema à Assembleia da República, denunciando a contaminação dos solos e aquíferos resultante da presença norte-americana na ilha Terceira.
Para o candidato, “o ambiente e a saúde da população têm de estar acima das conveniências diplomáticas”, garantindo que, se for eleito, fará tudo para que o assunto seja mantido na agenda política e levado às negociações entre os dois países ao mais alto nível.
PUB