Estrondo causado pelo “boom sônico” voltou a ser sentido nesta sexta-feira, estremecendo portas e janelas na região; vídeo mostra um modelo do caça F-39 Gripen, igual ao que sobrevoou Tanabi.
Moradores de Tanabi e cidades vizinhas foram surpreendidos novamente na manhã desta sexta-feira, 26 de setembro, por um forte estrondo que chegou a estremecer portas e janelas. O barulho, registrado por volta das 8h52, gerou preocupação e intensa movimentação nas redes sociais.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), o ruído foi provocado por um caça F-39 Gripen em missão de treinamento, que atingiu velocidade superior a 1.235 km/h, rompendo a barreira do som. O fenômeno gera o chamado “boom sônico”, muitas vezes confundido com trovão ou até explosão, conforme apurado pelo Tanabi Noticias.
Esse foi o segundo dia seguido em que o caça sobrevoou os céus da região, já que na quinta-feira, 25, moradores também relataram o mesmo estrondo, confirmado pela FAB.
De acordo com a FAB, o objetivo dos voos é testar o desempenho do caça em missões de defesa aérea, sob coordenação do CINDACTA I. O F-39 Gripen é considerado um dos caças mais modernos do mundo, capaz de atingir Mach 2, ou cerca de 2.470 km/h, e integra o Esquadrão Jaguar, em Anápolis..
Tanabi está a cerca de 200 quilômetros da fábrica da Embraer e da SAAB, em Gavião Peixoto, onde os caças são montados. Por isso, a região é frequentemente utilizada como rota de testes de voo.
O engenheiro e jornalista Lito Cavalcanti publicou em seu perfil um vídeo explicando o fenômeno, detalhando o funcionamento do “boom sônico” e as razões para o sobrevoo do Gripen.
O morador de Tanabi, André Francisco Lopes Bastida, relatou a experiência de ver a aeronave em alta velocidade. “Acabei de ver ao vivo e a cores o caça romper a barreira do som em cima de Tanabi. Simplesmente belo”, descreveu.
Samir Cesar / Tanabi Noticias