Isaías 46.3-4; 48.17-18
Algumas pessoas realizam seu melhor trabalho na velhice. Catão, o Velho começou a estudar grego aos 80 anos. A duquesa de Bedford tinha 62 anos quando começou a voar e realizou voos solos aos 71 anos – ela voou até a Cidade do Cabo e voltou. Clara Barton fundou a Cruz Vermelha Norte-Americana aos 61 anos e foi presidente da organização por 22 anos. Ela fundou a Associação Nacional de Primeiros Socorros aos 84 anos e foi líder ativa da associação até falecer, aos 91 anos.
Algum tempo atrás, falei em uma igreja cujo culto estava sendo transmitido por rádio. Um ouvinte me disse que houve uma interferência na transmissão e foram ouvidas algumas frases da música “A velha égua cinza não é mais como era”. Meus ouvintes poderiam pensar assim! Contudo, para mim, teria sido um desastre ter feito qualquer outra coisa que não rir, e rir muito! Se essa música entrar em sua consciência a qualquer momento, ria – alto e demoradamente. Pois isso não precisa ser verdade, desde que:
(1) Você nunca se aposente. Se você desistir dos seus negócios, tenha novos interesses ou reviva velhos hobbies e volte a trabalhar em atividades de que goste. O doutor E. H. Lines, da New York Life Insurance Company, disse: “Homens que se aposentam não vivem muito. Eles não estão preparados para o lazer. É um grande choque para eles”.*
(2) Você aprenda algo novo todos os dias. As pessoas que vivem mais são as que têm entusiasmo pela vida. Esse entusiasmo é o que as faz seguir em frente. A senhora Edna Grace Koch, mãe de dez filhos, formou-se bacharel em artes trinta anos depois do casamento, depois de todos os filhos terem crescido e feito faculdade. Ela foi a única da família que se formou com menção honrosa, incluindo o marido, que era professor.
(3) Você não dependa de segurança financeira para uma terceira idade bem-sucedida. O doutor Martin Gumpert diz: “Os prêmios financeiros na aposentadoria, que se tornam automaticamente efetivos em uma determinada data, não conferem nenhuma das bênçãos da real segurança… são prejudiciais à saúde do indivíduo”.* Contribua para o bem-estar da vida ao seu redor. Uma viúva me disse: “Eu pensava que já estava no fim da linha, por isso deixei de viver. Agora, depois de ouvir o que você disse, tenho que fazer alguma coisa da vida”. Nunca deixe de viver. Em vez disso, viva – no melhor e mais frutífero período da vida, a velhice madura e bonita. Sessenta e dois anos é uma idade maravilhosa! Eu não voltaria a ter 22 por nada – isso seria uma piada.
Ó Deus, eu te agradeço pelos anos que vêm e vão. Agradeço-te porque eles se tornam mais bonitos e abençoados à medida que vêm e vão. Amém.
Afirmação do dia: Ó Deus, tu és o meu rejuvenescimento. Sou jovem em ti.
* Nenhuma fonte publicada foi encontrada para estas citações.
>> Retirado de O Caminho [Stanley Jones]. Editora Ultimato.
Ouça e compartilhe nossas devocionais pelo Spotify!