O tufão Ragasa, ciclone tropical mais poderoso de 2025, alcança o sul da China nesta quarta-feira e 700 mil pessoas são evacuadas
Depois de causar mortes e danos em Taiwan e em Hong Kong, o tufão Ragasa alcançou a cidade de Yangjiang, no sul da China, nesta quarta-feira (24). O fenômeno é considerado o ciclone tropical mais poderoso de 2025.
Cerca de 770 mil pessoas foram evacuadas, segundo a mídia estatal chinesa. Suprimentos de resgate, tendas e camas foram enviados ao estado de Guangdong. A expectativa é de que o tufão siga na direção oeste, enfraquecendo gradualmente.
Formado no Pacífico Ocidental na semana passada, o ciclone se intensificou rapidamente. Na segunda-feira (22), tornou-se um super tufão de categoria 5, com ventos superiores a 260 km/h e fortes chuvas.
Veja vídeo do ciclone que atinge o sul da China
Tufão Ragasa atinge a cidade de Yangjiang, no estado de Guangdong, no sul da China. Ciclone teve passagem por Hong Kong, Taiwan e Filipinas – Vídeo: Reprodução X @globaltimesnews
Tufão Ragasa deixou 17 mortos em Taiwan
Em Taiwan, uma barreira de um lago transbordou e lançou uma parede de água sobre o distrito de Guangfu na terça-feira (23), deixando 17 mortos e desaparecidos, segundo autoridades locais.
17 mortes foram confirmadas em Taiwan, após barreira de lago transbordar – Vídeo: Reprodução X @visegrad24
Em 2009, outro ciclone causou grandes estragos em Taiwan. Foram cerca de 700 mortos e prejuízos estimados em US$ 3 bilhões, após o tufão Morakot atingir o sul do território taiwanes.
Em Hong Kong, hotel é inundado
O hotel Fullerton Ocean Park, em Hong Kong, foi atingido por fortes ondas causadas pelo tufão Ragasa. Segundo a administração do hotel, não houve feridos. No entanto, em todo o território de Hong Kong, foram ao menos 90 pessoas feridas, segundo autoridades.
Tufão Ragasa, o mais poderoso de 2025, avança em Hong Kong e hotel é inundado. Não houve feridos – Vídeo: Reprodução X @rosaliliatorrs
Comércio, escolas e trânsito foram paralisados, além da suspensão de mais de 700 voos no aeroporto de Hong Kong. O Observatório de Hong Kong já havia alertado que o tufão Ragasa representaria uma “grave ameaça à costa de Guangdong”, no sul da China.
O ciclone tropical também teve passagem ao norte das Filipinas, com ventos e chuvas destrutivas.
