*Da Redação Dia a Dia Notícia 

No âmbito da Operação Boiúna, policiais federais de Rondônia e do Amazonas, com apoio do Centro de Cooperação Policial Internacional, visitaram a comunidade de Democracia, em frente ao município de Manicoré (a 720 quilômetros de Manaus), para avaliar os impactos do garimpo na população ribeirinha. Durante a ação, peritos da PF coletaram amostras de cabelo de moradores, que serão analisadas em Manaus para identificar possíveis níveis de contaminação por mercúrio.

Equipes do Ministério do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho realizaram entrevistas e atendimentos, que resultaram em 15 registros formais. Essas informações serão utilizadas para compor relatórios técnicos sobre a exposição da população a contaminantes químicos, além de embasar medidas de proteção social e de saúde pública em parceria com outros órgãos competentes.

A Operação Boiúna também deve trazer reflexos institucionais para o estado. Após a deflagração da ação, o município de Humaitá deve ganhar uma delegacia própria da Polícia Federal voltada para a repressão de crimes ambientais, medida que busca reforçar a presença do órgão na região sul do Amazonas, marcada por conflitos relacionados ao garimpo.

Apesar da ampliação de esforços, a PF tem enfrentado críticas após operações recentes que resultaram em confrontos entre agentes e garimpeiros. A nova estrutura em Humaitá é vista como uma tentativa de aumentar a capacidade de monitoramento e atuação em áreas de maior tensão.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *