A Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) esteve no Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) para discutir parceria em atuação estratégica dos profissionais de Enfermagem nas emergências de saúde pública, reforçando o papel da Enfermagem no cuidado à vida e na resposta a desastres e crises sanitárias.
A integração permite alinhar normatizações, padrões assistenciais, protocolos de atuação e critérios de mobilização dos profissionais de Enfermagem, garantindo que, em missões emergenciais, o atendimento seja qualificado, seguro e homogêneo em todo o país.
O ouvidor Eduardo Fernando, especialista em Urgência e Emergência participou como instrutor do primeiro curso de resgate aeromédico em locais de difícil acesso, com as equipes que integram o FN-SUS, braço operacional do Ministério da Saúde. Evento aconteceu em Terra Alta no Pará, e busca normatizar e beneficiar a categoria, fortalecendo a resposta do SUS em situações de desastre.
O Cofen representa mais de 3,2 milhões de profissionais de Enfermagem, razão pela qual adquirir experiência na regulamentação e capacitação da categoria agrega expertise técnica e normatizadora.

Para celebrar o início da parceria institucional, participaram do encontro as enfermeiras Amanda Dantas e Conceição Mendonça, representando o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales e o coordenador-geral Rodrigo Stabeli.
“A parceria entre a Força Nacional do SUS, e o COFEN é fundamental para fortalecer a enfermagem e garantir respostas cada vez mais eficazes nas emergências de saúde pública”, comenta Amanda.
Fonte: Ascom/Cofen