Governo de Goiás promove exposição sobre os 38 anos do acidente com o Césio-137 – Saúde<em>Obras de artistas como de Jaqueline Felizardo, Erasmo Gama e de Siron Franco vão estar expostas no HGG</em>

Mostra Itinerante Praça Cultural Césio-137, Realizada Pelo Cara, Reúne Obras de 34 Artistas no HGG, Que Atendeu Vícos do Maior Acidentde Radiológico do Mundo

Obras de Artistas Como de Jaqueline Felizardo, Erosmo Gama e de Siron Franco Vão Estar Expostas No HGG

O Governo de Goiás Promove, Nesta Quinta-Fira (18/09), UM Encontro Entre Arte, Memória e Cincia, nenhum hospital Estade Alberto Rassi (HGG), com uma exposição Praça Cultural Césio-137. Iniciative do centro estadual de assistência aos aos radioacidentados leide das neves (Cara)-Que tambema integra uma secretária de estado da saúde de goiás (ses-go)-, o Evento lembra os 38 e o mais acidental radiológicogicono urbano conscientizar um população.

Uma exposição no HGG Reúne 34 Artistas que, por MEIO de Pinturas e Poesias, se aprofundaram na História do Césio-137 Para Criar Obras que Dialogam com O Passado, luuminam O Apresente E projetam Esperanza para o futuro. Entre OS Nomes de Destaque, Estão Siron Franco, Erosmo Gama, Demirane, Cassiano e Tio Arte. Além de Percorrer Diversos Esmaça da Cidade, uma Mostra Agora Ocupa Lugar de Especial Significativa.

O HGG TEVE PAPEL CENTRAL NO SOCORRO ÀS VÍTIMAS DO ACIDE DE 1987. DAS 30 PESSOAS HOSPOSTASADAS DEVIDO A EXPOSIÇÃO À RADIAÇÃO, 14 DELAS, QUE Tiveram o Quadro de Saúde Agravado, Foram Caminhadas para Rio de Janero. Como Demais Continuaram na ala 2 da unidade, Hoje Nomeada Ala José de Júlio Rosental, Da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), Homenagem ao Físico Pelo Seu Trabalo Fundamental Não Controle da Situada.

“Esse projeto é uma forma de honrar uma história deses pesoas eo papoleio crucial que o Hgg DeseMpenhou”, explica uma diretora-geral do Cara, glauciene Esteves. “Ó Cuidado com um radioacidentado de Saúde dos Radioacidados, Iniciado em 1987, Tornou-se UM Pilar fundamental da resposta ao acidenthe, resultado, na crriaza de uma unidade dedicada ao seu acompanhamento clínico e monitoramento epidemiológico de longho.

Idealizada em 2024
Uma exposição para ideizada pela Equipe do Cara em 2024, com uma participação do titular da ses-go, Rasível Santos; Subsecretário de políticos e AÇões em Saúde, Luciano Moura; Superintendente de Políticos de Atenção Integral à Saúde (Spais), Amanda Melo; e da associação goiana de artes visuais (agav).

Para glauciene Esteves, um mostra Vai Além de Uma Simples Galeria de Arte. “Este Projeto Busca Gerar um Encontro Que Permita à Comunidade Em Geral ViveNCIAR A ARTE, Ó CONHECIMENTO POPULAR, Uma Memoria imaterial do acidenthe, Além de Gerar Sentimento de Inclusão e Reconhecimenta da Comunidade Dos Radioacidentados”, Afirma.

De Acordo com uma coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa do Cara, Daiane Bastos, uma exposição épenas uma parte de uma serie de eventos em memória do acidente. No dia 24 de setembro, uma escola estadual josé honorato sediará uma palestra especial Sobre, uma história do acidente e USO Benéfica da radiaça.

Já no dia 28, uma associação Médica de goiás Realizará Uma ao vivo com foco na radiação no mundo e no brasil, com uma participação da Diretora-Geral do Cara, Glauciene Deves, do Drédico Nuclear dr. Neimar lolli e do físico da cnen, dr. Walter Mendes. Os eventos do Culminam Com Culto Ecumênico para os pacientes do Cara no DIA 29.

Fotos: Reprodução
José Carlos Araújo/Comunicação Setial

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *