A
Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa)
informou em nota, nesta terça-feira (16), que o abastecimento de quarenta bairros de Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, está interrompido temporariamente após a
morte de um funcionário
da companhia. O corpo de Júlio Cesar de Aquino, de 57 anos, foi encontrado dentro de um reservatório de água do município na madrugada de hoje.

De acordo com a Copasa, o corpo do funcionário permaneceu por pouco tempo dentro do reservatório e, após ser retirado, diversas análises descartaram a contaminação da água, garantindo que ela pode ser consumida normalmente pela população.

Apesar disso, houve a necessidade de parar o bombeamento de água para o reservatório que faz a distribuição, já que possíveis pertences do empregado podem ainda estar dentro do reservatório.

“A paralisação do bombeamento foi necessária, já que qualquer objeto estranho pode comprometer a operação do sistema ao causar entupimentos”, informou em nota.

A previsão é que o abastecimento volte a funcionar nesta quarta-feira (17).

Confira a lista de bairros afetados

Por fim, a Copasa declarou que as equipes estão mobilizadas em minimizar os impactos ao realizarem manobras no sistema de distribuição, além de disponibilizarem caminhões-pipa para o atendimento de áreas prioritárias.

“A Copasa reitera ainda que lamenta profundamente o ocorrido com o funcionário, está contribuindo com as investigações junto às autoridades competentes e prestando todo o apoio aos familiares da vítima”, finaliza a nota.

A
Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou que a perícia esteve no local e as circunstâncias da morte serão apuradas.

Leia a nota atualizada da Copasa na íntegra:

“A Copasa vem a público atualizar as informações relativas ao triste acidente que levou a óbito o empregado Júlio Cesar de Aquino, na madrugada desta terça-feira (16/09), na cidade de Divinópolis. Análises preliminares obtidas apontam para possível acidente no local de trabalho. No entanto, os laudos técnicos é que apontarão as circunstâncias exatas que causaram o falecimento.

Após o incidente ocorrido, diversas análises foram realizadas, descartando contaminação da água, garantindo que ela pode ser consumida normalmente pela população.

O bombeamento de água para o reservatório que faz a distribuição foi paralisado no início da manhã de hoje (16/09), mas já foi retomado.

O abastecimento na região afetada está sendo normalizado de forma gradativa e a previsão é que seja completamente restabelecido no decorrer do dia de quarta-feira (17/09).

Os bairros afetados são: Aeroporto, Antônio Fonseca, Chácaras Belo Horizonte, Cidade Jardim, Das Nações, Davanuze, Dona Rosa, Heleno Ramos de Freitas, Interlagos, Jardim Dona Quita, Jardim Jusá Fonseca, Mar e Terra, Maria Peçanha, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora de Lourdes, Nova Holanda, Novo Paraíso, Padre Eustáquio, Paraíso, Ponte Funda, Prolongamento das Nações, Prolongamento Paraíso, Residencial Quintas das Palmeiras, Residencial Costa Azul, Residencial Lagoa Park, Residencial Mariza Pardini, Residencial Terra Azul, Sagrada Família, Santa Bárbara, Santa Lúcia, Santa Rosa, Santa Tereza, Santos Dumont, São Bento, São Mateus, Vale do Sol, Vila das Roseiras, Dona Maria Helena, Mangabeiras, São João de Deus.

Até a normalização completa do abastecimento, as equipes da empresa estão realizando manobras no sistema de distribuição, além de disponibilizarem caminhões-pipa para o atendimento de áreas prioritárias.

A Copasa reitera ainda que lamenta profundamente o ocorrido com o empregado, está contribuindo com as investigações junto às autoridades competentes e prestando todo o apoio aos familiares da vítima.”

*Sob supervisão de Edu Oliveira

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *