
Ruy foi morto a tiros na segunda-feira (15) (Foto: Polícia Civil, Divulgação)
Ruy Ferraz Fontes, ex-delegado que foi executado a tiros por criminosos em Praia Grande, litoral de São Paulo, na última segunda-feira (15) estava usando o carro da esposa, porque o dele estava na oficina para blindagem. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
VÍDEO: Câmera de segurança registra momento exato em que ex-delegado-geral de SP é morto
Isso significa que, no momento em que foi alvejado, ele não estava com um automóvel blindado. A blindagem automotiva consiste no reforço das estruturas de um veículo para fazer com que ele resista a impactos balísticos e explosões.
Esse sistema precisa ser autorizado pelo Exército Brasileiro, e pode levar de 31 a 60 dias para ser realizado.
Fontes foi o responsável por iniciar investigações contra uma facção criminosa de São Paulo. Enquanto delegado-geral, ele prendeu lideranças e mapeou a estrutura da organização criminosa. Mesmo diante disso, ele não pediu escolta — serviço concedido aos ex-delegados-gerais mediante solicitação —, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP)
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Praia Grande disse, por meio de nota, que Fontes dedicou-se exclusivamente às atribuições administrativas durante o período em que esteve à frente a Secretaria de Administração da cidade, “sem relatar preocupações relacionadas à sua segurança pessoal ou mencionar fatos de sua atividade anterior como delegado-geral”.
Em uma entrevista nesta terça-feira, Alberto Mourão (MDB), prefeito da cidade, informou que o secretário andava armado e tinha um automóvel blindado, que utilizava em São Paulo. O g1 apurou, no entanto, que outro veículo do ex-delegado estava em processo de blindagem.
Relembre o que aconteceu
Em imagens registradas por câmeras de segurança, é possível ver o carro do delegado sendo perseguido em alta velocidade. Ele avança em um cruzamento, bate em um ônibus e capota na Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas.
De acordo com a Polícia Militar, informações iniciais indicaram que o secretário perdeu o controle do veículo porque já havia sido baleado durante a perseguição. Este dado será confirmado pela investigação.
Continua depois da publicidade
O vídeo também flagra o momento em que três criminosos desembarcam armados de um carro. Dois vão até o veículo do ex-delegado e o executam com tiros de fuzis, enquanto o terceiro fica perto do carro, dando cobertura. Em seguida, o trio volta para o veículo e foge.
De acordo com a PM, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou a morte de Ruy no local. Durante a ação, a Prefeitura de Praia Grande informou que um homem e uma mulher que caminhavam pelo local também foram atingidos. Os dois não correm risco de morte.
Mulher baleada em ataque que matou ex- delegado diz que foi confundida com criminosos
Hipóteses para o crime
No momento, há duas suspeitas principais para a motivação do crime: vingança em razão da atuação histórica de Ruy Fontes contra chefes de organização criminosa ou reação de bandidos contrariados pela atuação dele à frente de Secretaria de Administração da Prefeitura de Praia Grande.
Fontes tinha 68 anos e foi assassinado a tiros na tarde de segunda-feira. O delegado-geral, Arthur Dian, foi para o município do litoral paulista para acompanhar o início das investigações.
Continua depois da publicidade
Com o assassinato, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) determinou mobilização total da polícia, com a criação de uma força-tarefa para identificar os assassinos.
— Estou estarrecido. É muita ousadia. Uma ação muito planejada, por tudo que me foi relatado. O delegado Ruy percebeu que estava sendo atacado, tentou escapar da emboscada, mas foi covardemente assassinado — afirmou.
A força-tarefa para investigar o crime, de acordo com o governador, envolverá a Deic e o DHPPP, principalmente. Ambos departamentos contam com policiais que têm muitos informantes no crime organizado e que podem ajudar a elucidar a execução de Ruy.
Veja fotos do ex-delegado assassinado
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Polícia Civil indicia 44 estudantes do Universidade Gratuita e Fumdesc
Morador tenta ajudar vítima de assalto e tem carro roubado em SC; veículo capotou na BR-280
Número de consumidores atingidos por desvio de doações na fatura da Celesc chega a 14 mil