
Do ATUAL
MANAUS – Agentes da Força Nacional de Segurança lançaram bombas de gás lacrimogênio e efetuaram tiros com balas de borracha para dispersar garimpeiros nas ruas de Humaitá nesta segunda-feira (15). Os garimpeiros se aglomeravam em reação contra a destruição de balsas e dragas de garimpo na orla do município.
Os confrontos foram registrados em vídeo por moradores e divulgados nas redes sociais. É possível ouvir barulho de tiros e momento em que um agente atira, mas o vídeo não mostra os alvos dos disparos.
As embarcações no Rio Madeira foram destruídas com explosivos por agentes da Polícia Federal com apoio da Força Nacional de Segurança. Segundo a PF, a ofensiva busca desarticular o garimpo clandestino que causa danos ambientais e ameaças às comunidades ribeirinhas.
Em nota, a Polícia Federal informou que a operação cumpre ordem da Justiça Federal do Amazonas, com acompanhamento do Ministério Público do Trabalho e do Ministério do Trabalho e Emprego. Até as 12h05 deste segunda foram destruídas 71 dragas.
As explosões assustaram moradores e geraram grande nuvem de fumaça preta na orla do município. Um helicóptero com agentes federais armados sobrevoou a cidade e trecho do rio.
“Neste ano, a novidade é a atuação coordenada entre diferentes forças de segurança pública coordenadas pelo Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia), e o Poder Judiciário”, informou a PF em nota.
A operação ocorre no leito do Rio Madeira, entre os municípios de Humaitá e Manicoré. A ação integra os trabalhos desenvolvidos pela PF desde 2023 no combate à mineração ilegal na região.