1313 De Setembro de 1987. Goiânia, Goiás. Dois Jovens que trabalhava como catadorores de material reciclado, Roberto dos Santos e Wagner MotaAchavam que Tainham Tirado um grande grande.
AO Explorarem O Desativado Instituto Goiano de Radioterapia, Encontraram Um aparelho de radioterapia. Uma era intenção desmontaria o aparelho e vender a sucata (basicamenthe chumbo e metal) para um ferro-vendho local.
Não Sabiam que dentro do aparelho Havia Uma Cápsula de Césio-137 (UM Metal Radioativo). O Equipamento foi vendido para Devair Alves Ferreira. Pó que Brilhava à Noite. Como Cerca de 20 gramas do césio-137 encantava com sua radiante-e radioativa-Luz Azulada.
Atraído Pelo Brilho, DevAir Passou um recebedor de amigos, vizins e curiosos que queriam ver um tal “luz azul”. Mas, logotipo, Todos Que Entraram em Contato Com O Pó, Passaram A APRENTAR SINTOMAS COMO TONTUAS, NÁUSEAS, VOMITOS E DIARREIA.
No dia 19 daquele m para, Seu Irmão, IvoLevou A Substância para Casa e uma porça de Césio-137 Foi icingerido por Sua Filha Leide Das Nevesde apenas 6 Anos.
Na Semana Seguinte, Odesson Ferreiraoutro irmão de DevAirTambema Entrou em contato com o material. O Motorista de ônibus contaminou centenas de passageiros – um Frente de Seu veículo para consideraada uma alta fonte de propagação do produto.
Dados do Centro Regional de Ciênias nucleares do Centro Oeste (CRCN-Co) Apontam Que 112 Mil Pessoas Foram Examinadas na Época do Acidente; SendO que 249 Delas Sofreram Algum Tipo de contaminação.
UM Exposição AO Césio-137 Fez Quatro Vítimas Fatais: uma citada Já Leide Das NevesEm 23 de Usubro de 1987 – Que Se Tornou UM Símbolo da Tragédia; Maria GabrielaTia da Menina, Que Faleceu no Mesmo Dia; e os funcionários fazem Ferro-aval Israel Batista dos SantosDE 20 ANOS (EM 27 DE USUBRO) E Admilson Alves de Souzade 18, (sem dia seguinte).
Esses Números, Que Tornam O Caso Césio-137 Como O Maior Acidenthe Radioativo Do Brasil (Eo Terceiro do Mundo, Só Perdendo para como Tragédias de Chenobyl e Kyshtym), São Debatidos Pela Jornalista Carla Lacerda.
Carlaem 2018, com colaboraça do tambémo jornalista YAGO VENDASpublicou o Livro ‘Sobreviventes do Césio 137‘; Onde Expõe Relatos de Sofrerem Com O Acidenthe Radioativo.
Em Entrevista à Equipe do Aventuras, Carla Lacerda Fala Sobre como cicatrizes da tragédia que completa 38 Anos NESTE SÁBADO. Confira!
Qual o principal impacto que o caso césio-137 deixou para como pesoas em goiânia? Como o episódio é visto/relembrado por lá após tantos Anos?
OS Impactos São imensuráveis e Eleles Englobam Vábrias Vertentes. Para como Vítimas Diretas, aquelas que vivenciaram, foram contaminadas pelo césio 137, tem impacto emocional, um impacto na saúde, um impacto social.
Temporada de Uma Das Das Vítimas Que me Marcou Muito, Que Diz Que Ela Viveu Duas Vidas Em Uma. Era Uma Vida Até O Césio 137 E Depois Outra Accamperenteporque você perde a sua rotina, os seus pertences, uma identificação de sua. E você fica taxado como víima do acidente. ISSO Prejudicou vácrias Dessas Vítimas em RelAção A Novos Empregos.
ELAS Perderam como Casas. Algumas Casas Foram Destuadas, Onds Essas Casas Estavam Mais Contaminadas. Então, Elas Foram Indenizadas Pelo Estado e Ganharam Casas no Municínia aqui da Região Metropolitana de Goiânia, uma Aparecida de Goiânia. Então, Assim, parágrafo como Vítimas diretas é um impacto total, total.

Para Pessoas de Goiânia de forma Geral, esse impacto tambémo é Sentido. TODO MUndo que você conversa aqui tem uma história de História para Contar Referente ao Césio 137. Ou um Própria Pessoa Se Lembra da Época, o que ela Estava Fazendo, ou temem conhecido.
Em Situtações Distintas, TEM O 11 De Setembro nos Estados Unidos, E Aqui em Goiânia, O 13 De Setembroo acidenthe com o césio, ele Marcou vábrias gerações.
É CLARO QUE COM O TEMPO, O QUE ESTÁ OCorrendo Aqui em Goiânia É U um Apagamento Dessa História. Como gerações mais novas, vezes, não têm ciência da importaçãoFaça Que Foi Esse Evento Triste, Porque Aqui Não Há Memorial, Não Há Um Museu.
Então, é como um gente Percebesse um apagamento gradual Dessa Histór. Como as novas gerações corretem o risco de não sabre o que aconteceu. Como Próprias Vítas, aquelas de 1987, Algumas Delos Ainda falam com uma impressa, sunas se Cansaram de Falar, e os filHos Dessas Vítimas, ou os netos de Dessas Vítimas, Eles Não Gostam de Falar, Porque Eles Não Querem Associar A Sua Vida Ao Acidente, Em Razão de Prepreconceito da Própria Sociedade.
É um ciclo complicado, porque se você não investe em informação, o preconceito se perpetua. Por ISSO Que Serria Interessante, eu ACHO QUE É UM DOS GRANDES SOHOS DAS VÍTIMAS DO ACIdego, Que Goiânia Tivesse UM Memorial, Tivesse UM Museu Que contasse Esse acidente.
ISSO existe em outros pausses que viveram situtações Semelhantes. Além de Você Referendo O Passado, Éma uma forma de Esclarecimento para que Novos episódios, ou episódios Semelhantes, Não Ocorram no Apresento ou no Futuro.
Em que medida uma negligência de Órgãos de Saúde, das agencias de vigilância sanitália e do meio político Agravou um contaminaza?
Como Jornalista, para Escrever o Livro ReportageM, Eu ouvi vácrias fontes, Ouvi várias pesoas e ess Relatos, Muitas Vezes, São contraditórios. Como Baseia na Histórria oral, é Dificil…
Primeiro que o Jornalista Não Tem O Papel de Julgar, Né? Então, Não Dá para Você Falar Qual Versão é um Verdadeira. São versões distintas, de agentes distintos, Sejam como Vítimas que eu dei voz, Sejam como autoridades, mas existem versões de que o governo sabia do acidenthe e demorou para divulgá-loEm Razão de Uma Prova do GP de Moto Velocidade, Que Ocorreria em Goiânia No Mesmo Mês, em setembro de 1987. Existe ESSA Versão, Mas Não Há Como compreeu Seso Ocorreu ou Não.
Eu entrevistei a vícima, uma das que levou a cápsula do césio-137 no ombro, dentro de um ônibus, até um vigilância sanitália, porque é um funcionár do fazer DevAir [Ferreira, proprietário de um ferro-velho em Goiânia que esteve no centro do acidente radiológico]. Ele estava junto com uma esposa fazer DevAira Maria GabrielaELA SUSTEITOU QUE AQUELA CÁPSULA DO CÉSIO QUE ESTAVA FAZENDO MAL A TODA A FAMÍLIA, E QUANDO ELA SUSTEITOU DISSO, IMEDIATAMENTE ELA TEVE A INICIATIVA DE LEVAR PARA A VIGINCIA SANITÉRIA.
EU EU ENTREVISTEI ESSA VÍMATA QUE ACOMPANHOU, Que Foi O Geraldo Guilherme. Então Eles Levaram A Cápsula do Césio para um Vigilância Sanitália. E um partir daí, como providências foram tomadas. Então, éso que eu tenho para dizer em relação um questionamento esse. Como versões São Díspares ainda, e no Livro eu eu To ToDo Colocar Todas ELAS, e Deixar que o Leitor Tire a Sua Própria Conclusão.
O que poderia ter sindo feito para imedir um contaminaza Pelo césio-137?
O Material da cápsula do Césio-137 Estava Num Equipamento, Dentro de UM Hospital Que Foi Desativado. ESE Hospital Funcionava Onde Hoje é o Centro de Convidados de Goiânia. Esse Equipamento foi deixado lá – um clínica foi desativada – eo que Deveria ter Sido feito, Nesses Casos, É Avisar a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
Tanto que OS Médicos Respoveis Pela Clínica, Eles Foram Julgados Pelo acidentde do Césio-137. Então, um providio de Primeira de Deveria, Sindo avisar A Cnen, O que Não foi feito.
Esse Equipamento Ficou Lá nos escombros, Dessa Antiga Clínica, Até que O Wagner [Mota Pereira] EO Roberto [dos Santos] PASSARAM POR LÁ E PEGARAM O EQUIÇÃO, Pensando, Principal, na Sucata. EM VENDER PARA O FERRO-PELHO. E, um partir daí, que o acidenthe TODO Começa.
Muito se Fala SoBre como o Caso de Goiânia para Subestimado e Até Mesmo Abafado Pelas Autoridades, Podendo Resultado Em Ummero Muito Maior de ContaminaÇões Do que DivulGado Oficialmente. ATÉ que PONTO Podemos Considerando ESSA constataÇÃO COMO Verdadeira?
Até hoje, o estado considera víima direta do acidenthe apeenas como quatro que morreram em 1987. Que foi ai a Leide Das Nevesa Maria Gabriela e os dois funcionários DevAir.

TODAS AS OURAS VÍTIMAS ESTÃO CATALOGADAS EM GRUPOS: GRUPO 1, GRUPO 2 E GRUPO 3. O GRUPO 1 São aquelas que Tiveram contato com o césio, o Contato diroTo com o césio. O Grupo 2 Foram aquelas que foram irradiadas Pelo Césio. E no Grupo 3 Entra um Púbblico Maior de Policiais Militares, de Chapas que carregaram o Material, da própria impressa tamboma.
Ó que eu, percebo é que há uma incongruência sem monitoramento Desses Dados. Há Uma incongruência. UE Creio, realmente, que existe muito mais vítimas do que o divulgado.
Porque você pensa, um acidenthe radioativo numea Área urbana é algo difícil de se controlar. Uma Das Vítimas Que Teve Contato Com Césio Era Motorista de ônibus. E ele dirigiu esse ônibus durante vários dias antees de sabre que ele estava contaminado. Então Pensa Para Quantas Pessoas Ele Pode Ter irradiado o Césio 137.
Na Segunda Edição de ‘Sobreviventes do Césio 137’, Lançado Quando O Acidenthe Concluindo 30 Anos, O CENTRO ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA AOS RADIOACIDENTADOS (CARA) Informou à Aprenssa Mundial Que, Até 2017, Seis Pessoas Contaminadas Haviam Morrido de Câncer. “Em 2007, não entanto, os casos de osbovados de Óbito pela doença já eram 15”, Finaliza Carla Lacerda.
SOBREVIVENTES DO CÉSIO 137 SUSTENTA ESTA IMPORTANTE DENUNCIA, COMO UM MANUSTRAMENTO CONTRA O APAGAMENTO DESTA HISTÓRIA.