Resumo da Notícia
Uma turista canadense, que perdeu o marido no acidente do Elevador da Glória em Lisboa, revelou que só soube da morte dele dias depois, enquanto ainda estava internada. O desastre deixou 16 mortos e mais de 20 feridos. Relembre os detalhes da tragédia e acompanhe a investigação completa!
Uma mulher que perdeu o marido durante o grave acidente no Elevador da Glória, em Lisboa, contou que só soube da morte dele dias depois, quando ainda estava hospitalizada. Hind Iguernane e Aziz Benharref, turistas canadenses de origem marroquina, estavam em sua última noite de férias em Portugal quando o bonde histórico descarrilou e colidiu com um prédio. Aziz foi uma das 16 vítimas fatais.
Hind falou de sua última lembrança ao lado do marido: “Sentamos um ao lado do outro. Eu deveria sentar no lugar dele, e ele disse: ‘Não, sente aqui, é mais confortável para você’”. Durante a colisão, ela sofreu fraturas no quadril e no ombro, e ficou alternando entre consciência e inconsciência.
“Foi muito assustador. Ele caiu. Eu não o vi. Liguei para ele e ele não atendeu. Continuei perguntando e, por umas duas noites, ninguém sabia, ou pelo menos não me contaram o que aconteceu com ele. Eles só me diziam: ‘Estamos todos procurando por ele, continuamos procurando por ele’”, disse ela à CTV News.
A morte de Aziz foi confirmada posteriormente à família. Ele tinha 42 anos, era cidadão canadense, nascido no Marrocos, assim como Hind, que é residente permanente no Canadá. Uma campanha de arrecadação GoFundMe foi criada para apoiar Hind e informou que Aziz morreu em decorrência de ferimentos traumáticos. Segundo atualização feita pela família no dia 10 de setembro, Hind está se recuperando e será transferida para um hospital no Marrocos.
“Ele é um dos seres humanos mais doces que existem. Ele era gentil com todos. Era generoso, trabalhador, respeitoso. Era um ótimo marido. Ele amava o Canadá”, disse Hind.
O acidente
O desastre, que matou 16 pessoas e deixou ao menos 21 feridas, ocorreu na quarta-feira (3), por volta das 18h, quando o bondinho perdeu o controle e se chocou contra um prédio. O elevador, com mais de 140 anos, ligava a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto, um dos principais pontos turísticos de Lisboa. Um vídeo divulgado mostra o momento da colisão e a correria de pessoas tentando prestar socorro aos feridos.
O Elevador da Glória descarrilou e tombou esta quarta-feira, junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa. Segundo os bombeiros sapadores, o acidente provocou “muitas vítimas”, incluindo feridos graves. pic.twitter.com/ADWpR5c8oe
— Mundo Vivo (@mundo__vivo) September 3, 2025
Um relatório preliminar divulgado em 6 de setembro pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e de Acidentes Ferroviários (GPIAAF) concluiu que o descarrilamento foi causado pela ruptura do cabo de ligação entre as cabines. “A partir do estudo dos destroços no local, ficou imediatamente claro que o cabo que conectava as duas cabines havia cedido em seu ponto de fixação dentro do trambolho superior da cabine nº 1”, afirmou o documento.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, dois brasileiros estavam entre os feridos. Relembre os detalhes, clicando aqui.
Siga a Hugo Gloss no Google News e acompanhe nossos destaques