Quioto, Japão – A rede de restaurantes Tenka-ippin informou na segunda-feira (8) que uma barata foi encontrada dentro de uma tigela de lámen servida na unidade de Shinkyogoku-Sanjo, em Quioto.

Como medida de precaução, a empresa decidiu suspender temporariamente o funcionamento dessa unidade e também da filial Kawaramachi-Sanjo, da mesma região, até que a causa da contaminação seja esclarecida.

Além disso, todos os restaurantes da rede receberam instruções rigorosas para reforçar a gestão de higiene e evitar novas ocorrências.

Segundo a operadora Tenichi Shokuhin Shoji, com sede em Otsu (Shiga), o incidente aconteceu em 24 de agosto, quando uma cliente na faixa dos 20 anos pediu o famoso “kotteri lámen” e encontrou o inseto morto dentro da tigela.

A jovem relatou o caso ao restaurante, que confirmou a presença da barata. A empresa pediu desculpas imediatamente, e não houve registro de danos à saúde. A cliente recusou o reembolso oferecido pela empresa.

Após a denúncia, o restaurante passou por dedetização feita por uma empresa especializada e está reforçando as medidas de higiene sob orientação do centro de saúde local. A suspeita é de que a contaminação tenha ocorrido durante o processo de preparo na cozinha.

Casos semelhantes já haviam ocorrido em outras grandes redes de alimentação no Japão. Em janeiro, um restaurante da rede de gyudon Sukiya, em Tottori, serviu missoshiru contendo um rato. Já em março, outra filial em Akishima (Tóquio) registrou a presença de partes de uma barata na comida. Na época, quase todas as unidades da rede foram temporariamente fechadas para reforço das medidas de prevenção contra pragas.

Leia abaixo a nota oficial da Tenka-ippin

“Comunicado e pedido de desculpas sobre contaminação em produto
8 de setembro de 2025

Agradecemos sinceramente a todos que sempre nos prestigiem com sua preferência pela rede Tenka-ippin.

No dia 24 de agosto de 2025 (domingo), foi identificado um caso de contaminação por corpo estranho (inseto) em um prato servido na unidade Tenka-ippin Shinkyogoku-Sanjo.

Gostaríamos de expressar nosso mais profundo pedido de desculpas à cliente que consumiu o produto em questão, pela grande inconveniência e desconforto causados. Pedimos também desculpas a todos os clientes e parceiros que nos acompanham no dia a dia, pela preocupação e transtornos que este episódio provocou.

Diante do ocorrido, adotamos imediatamente as seguintes medidas:

  • Suspensão das atividades da unidade Shinkyogoku-Sanjo (bem como da filial franqueada Kawaramachi-Sanjo).
  • Dedetização do restaurante com empresa especializada.
  • Revisão do sistema de higiene e investigação da causa sob orientação do centro de saúde local.
  • Reforço das normas de controle sanitário e prevenção em todas as nossas unidades.

Reafirmamos nosso compromisso de intensificar ainda mais o controle de higiene e a capacitação dos funcionários, a fim de oferecer um ambiente seguro e confiável para as refeições de nossos clientes.

Por fim, refletimos profundamente sobre os transtornos ocasionados e nos dedicaremos com seriedade à recuperação da confiança de todos.”

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *