Registro de explosão de barco no meio do mar
Barco explodiu após ser atingido por drone – Reprodução

A flotilha internacional que tenta abrir um corredor de ajuda humanitária para Gaza sofreu dois ataques com drones em menos de 24 horas. Horas após o barco que transportava o ativista brasileiro Thiago Ávila e a sueca Greta Thunberg ser bombardeado, uma nova embarcação foi atingida na noite desta terça-feira (9), na costa de Túnis, capital da Tunísia. Com informações do Metrópoles.

Segundo a Global Sumud Flotilla (GSF), o barco atingido foi o Alma, que navegava com bandeira do Reino Unido. A organização informou que o ataque provocou um incêndio a bordo, mas as chamas foram rapidamente controladas. Nenhum dos tripulantes ficou ferido, e a embarcação não precisou ser abandonada.

Em comunicado, a GSF afirmou que está investigando as circunstâncias das investidas contra os barcos que compõem a flotilha. A organização também reiterou que a missão tem caráter estritamente humanitário, com o objetivo de levar suprimentos e apoio à população palestina em Gaza.

Na segunda-feira (8), outro barco da frota, o Family Boat, havia sido atingido por um drone. A embarcação, que navegava sob bandeira de Portugal, tinha seis tripulantes a bordo, incluindo Thiago Ávila e Greta Thunberg. Apesar da explosão registrada em vídeo, todos os ocupantes saíram ilesos.

As imagens mostram o momento exato do ataque no mar. Um dos tripulantes narra o impacto dizendo: “Acabaram de explodir um dos nossos barcos aqui. Eu estava dormindo e acabei de ver uma explosão aqui nos barcos”. A gravação foi compartilhada nas redes sociais da GSF, como prova das ofensivas contra a missão.

A flotilha internacional partiu de Barcelona, na Espanha, em 31 de agosto. A iniciativa reúne 80 embarcações de 44 países, todas com destino a Gaza. O objetivo do grupo é criar um corredor de ajuda humanitária para a região, em meio à escalada de violência e bloqueios impostos à população palestina.



Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *