Edição: quarta-feira, 10 de setembro de 2025
Ação conta com toque de sirenes, mobilização para o ponto de apoio e simulação de atendimentos de emergência
Larissa Martins
Nesta quarta-feira (10), a partir de 10h, a região do Vila Felipe, no Alto da Serra, recebe um simulado de desastre com o objetivo de preparar a população para o período de chuvas fortes. Além do envio do Defesa Civil Alerta por meio da tecnologia CellBroadcast, haverá toque de sirenes, mobilização para o ponto de apoio na Escola Municipal Dr. Rubens de Castro e simulação de atendimentos de emergência.
“O CellBroadcast é uma tecnologia que usa as antenas de telefonia celular, ou seja, não precisa de cadastramento, todos os celulares podem receber o aviso sonoro. Vamos delimitar a região do Vila Felipe, mas é possível que celulares de outras regiões de Petrópolis e até de outros municípios recebam o alerta. É importante que todos mantenham a calma, será apenas um simulado”, explicou o secretário de Proteção e Defesa Civil, Guilherme Moraes.
O simulado vai contar também com treinamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros, que farão atendimentos de urgência. O simulado vai contar ainda com participação de equipes da Secretaria Nacional de Defesa Civil.
“O simulado será uma forma de preparar os moradores de Petrópolis, cidade sempre tão afetada pelas chuvas no verão, e, também, mostrar como o Defesa Civil Alerta funciona na prática. Vamos programar o envio de uma mensagem de texto com aviso sonoro para os celulares da população, alertando para o risco iminente, da mesma forma que ocorre em situações reais”, explica o coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Tiago Molina Schnorr.
Pensando na utilização responsável do Defesa Civil Alerta, a Defesa Civil Nacional traçou um polígono para que não haja pânico em toda a cidade. Os moradores foram avisados e estão preparados para a simulação.
Defesa Civil Alerta
O Defesa Civil Alerta é um sistema que utiliza tecnologia cell broadcast para enviar mensagens de texto e sonoras para os celulares em áreas de risco iminente. Os alertas aparecem de forma destacada na tela dos aparelhos e podem soar mesmo em modo silencioso (em casos extremos).
As mensagens incluem orientações claras sobre como agir em caso de perigo. O serviço é gratuito. A abrangência depende da cobertura de telefonia móvel e da compatibilidade dos dispositivos com as redes 4G ou 5G.
No mês passado, o sistema de prevenção de desastres completou 1 ano. Desde então, a ferramenta já foi utilizada 425 vezes para alertar a população sobre riscos iminentes como chuvas intensas, tempestades e deslizamentos, em todo o país.
Edição: quarta-feira, 10 de setembro de 2025
Veja também: