Alunos tiveram vômito e diarreia e foram atendidos em Pronto Atendimentos e hospitais particulares de Vila Velha, na Grande Vitória. Vigilância Sanitária foi acionada e investiga o caso.

O Pronto Atendimento da Glória, em Vila Vila Velha, foi um dos locais que atendeu crianças da escola. — Foto: Cedoc/TV Gazeta

Mais de 20 crianças com idades entre 3 e 4 anos passaram mal após se alimentarem em uma escola particular em Vila Velha, na Grande Vitória, e precisaram receber atendimento médico, na quinta-feira (4). Os alunos apresentaram sintomas como vômito e diarreia após o almoço.

Nessa sexta-feira (5), as aulas foram suspensas e a Vigilância Sanitária acionada.

A direção da escola informou que o caso está sendo investigado. Eles aguardam o laudo que vai apontar se houve contaminação na unidade.

Mais de 20 crianças com idades entre 3 e 4 anos passaram mal após se alimentarem em uma escola particular em Vila Velha, na Grande Vitória, e precisaram receber atendimento médico, na quinta-feira (4). Os alunos apresentaram sintomas como vômito e diarreia após o almoço.

Nessa sexta (5), as aulas na unidade foram suspensas e a Vigilância Sanitária foi acionada. A direção da escola informou que possui 243 alunos, além de funcionários, e que o caso está sendo investigado. Eles aguardam o laudo que vai apontar se houve contaminação na unidade. (veja mais abaixo a reposta da escola na íntegra)

A escola fica localizada no bairro Glória. Os alunos que passaram mal foram levados para cinco locais de atendimento à saúde, incluindo hospitais particulares e Pronto Atendimentos (PA) públicos.

Entre os alimentos consumidos pelas crianças no dia e que são considerados suspeitos estão: arroz, feijão, isca de frango, polenta, verduras, suco de maracujá e pão de queijo.

A assistente administrativa Priscila Brandão é mãe de uma das alunas e contou que a filha apresentou bastante fraqueza.

“Quando eles me ligaram, disseram que ela tinha vomitado duas vezes. Eu busquei na escola e ela chegou a ter dois episódios de vômito no caminho. Ela ficou bem molinha, eu nunca tinha visto ela daquele jeito”, falou a mãe.

Aviso que os pais receberam da escola, indicando a suspensão das aulas, depois que mais de 20 crianças passaram mal. Caso aconteceu em Vila Velha, no Espírito Santo. — Foto: Reprodução

Segundo informado pelos pais, nesta quinta (4), a escola emitiu comunicado alertando sobre uma criança que apresentava sinais de gastroenterite e cuidados que os pais deveriam ter. Na madrugada desta sexta (5), emitiu novo aviso suspendendo as aulas.

Ainda de acordo com os responsáveis, amostras de fezes das crianças também foram coletadas.

A cirurgiã dentista Laíza Brito é mãe de uma aluna de 4 anos, uma das que buscou atendimento no local, e confirmou que a filha passou mal logo após o almoço.

“Quando a gente chegou ao hospital, eles já fizeram a triagem. Perguntaram se ela era da escola e disseram que teria que ir direto para a medicação, antes de passar pela pediatra, porque já chegou com sonolência, dormindo e bem apática. Foi um pânico muito grande, muitas crianças passando mal juntas”, relatou.

O que diz a escola

A direção da Escola Universo informou que a Vigilância Sanitária foi acionada e aguarda “o laudo que vai descartar qualquer possibilidade de contaminação dentro da unidade”.

Disse ainda que toda a documentação da escola está em dia, além das trocas de filtro, limpeza da caixa d’água, fornecedores e acompanhamento da nutricionista.

Foram aproximadamente 20 casos de alunos com sintomas.

“Nós temos 243 alunos matriculados na escola, fora os funcionários. Ontem, aproximadamente 170 pessoas almoçaram na escola. Importante destacar que dois desses alunos que apresentaram os sintomas não se alimentaram na escola, o que reforça a necessidade de investigação. O lanche também não é fornecido pela escola, cada criança traz de casa”, disse a diretora.

A escola reforçou que está em contato com as famílias para acompanhar a evolução de cada aluno.

O que diz a prefeitura

A Secretaria de Saúde de Vila Velha informou que a Vigilância Epidemiológica foi acionada na quinta-feira (4), pelo Hospital Praia da Costa, após a entrada de oito crianças com sintomas de diarreia e vômitos. Amostras de fezes foram coletadas e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen).

Além disso, quatro crianças da mesma escola foram atendidas no Pronto Atendimento da Glória com sintomas leves de gastroenterite. Todas foram medicadas, orientadas a manter repouso e hidratação, e liberadas com recomendação de retorno em caso de piora.

A Secretaria de Saúde está entrando em contato com os pacientes atendidos no PA para acompanhar a evolução do quadro e, em caso de diarreia persistente, serão coletadas novas amostras e encaminhadas ao laboratório.

A Vigilância Sanitária vai realizar vistoria na escola ainda nesta sexta. A Vigilância Ambiental já realizou a coleta da água para análise, também enviada ao Lacen.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *