A 3M do Brasil planeja instalar duas novas linhas de produção em sua planta do PIM (Pólo Industrial de Manaus), no segundo semestre de 2009. Com a mudança, a fábrica espera duplicar o faturamento até dezembro. A companhia destaca que o planejamento para as novas instalações, incluindo a expectativa de novas contratações, foi mantido, mesmo com a atual crise econômica.
Por razões estratégicas que limitam as divulgações de dados de uma empresa de capital aberto, a 3M não pode entrar em detalhes sobre a nova operação ou expectativa de crescimento para 2009. Também não está autorizada a informar projeções e números locais da planta.
O porta-voz e diretor residente da fábrica da 3M em Manaus, Gustavo Lemos, destaca que o resultado obtido pela unidade local da 3M ao final de 2008 foi positivo e superou as expectativas da corporação, apesar da crise. Seu mix inclui fitas adesivas a base de plástico, polipropileno e de papel, segundo informações da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus).
Por conta dos números positivos, a multinacional norte-americana, que está há pouco mais de um ano na capital amazonense conseguiu triplicar o número de funcionários efetivos da planta nos últimos 12 meses, de 20 (2008) para 60 (2009). Com a ampliação das linhas de produção até o fim de 2009, a expectativa é que sejam contratados mais trabalhadores.
“Como na maioria das empresas, também sentimos os impactos da crise em nossa planta de Manaus. Mas, desde o início das operações, buscamos a excelência operacional, trabalhando com processos enxutos e busca de bons índices de produtividade. Isto está nos ajudando a enfrentar a crise de maneira menos turbulenta”, amenizou Gustavo Lemos.

Horizonte

 Embora a 3M do Brasil seja uma fornecedora global, por meio de suas três fábricas localizadas em São Paulo – nas cidades de Sumaré, Ribeirão Preto e Itapetininga –, as exportações ainda não estão no horizonte da planta de Manaus, apesar do dólar barato favorecer, em tese, as vendas externas. “Notamos que a mudança no câmbio não afetou muito nossos negócios. Se em algumas linhas tivemos impactos negativos, em outras o choque foi benéfico”, acrescentou.
A 3M Manaus Indústria de Produtos Químicos Ltda está em Manaus desde 2007 em uma fábrica de 3.004 metros quadrados. Entre suas políticas sociais, a empresa destaca que apóia a APAE (Associação dos Pais e Amigos de Excepcionais) e o GACC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer) e garante que a crise não vai interromper a ajuda às instituições filantrópicas. Seu sítio na internet informa que a companhia investiu R$ 2,21 milhões em projetos sociais locais (Clube 3M, Instituto 3M de Inovação Social e demais instituições) em 2007, último dado disponível.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *