Nos Últimos Trinta Dias, Cabo Delgado, Província Situada No Norte de Moçambique, FOI Palco de Uma Onda de Violência Extrema Perpetrada Por Grupos Terroristas Islâmicos, Resultado Morte de Pelo Menos 29 Pessoas.
Segundo um relatório do escrritório daza unidas para um coordenado de assuntas Humanitárrios (OCHA), uma situação de segurança na região permanece altament Volátil.
O Documpo Revela que o Mês de Julho Foi particularmente crítico, com Ataques Concentrados nos distritos de Chiúre, Macomia, Ancuabe e Muidumbe. Para Além Das Fatalidades, Foram Registados 69 Sequestros, com Pedidos de Resgate Variando Entre 10.000 e 300.000 METICAIS, O QUE EQUIVALE A APROXIMADAMENTO 150 A 4.600 DÓLARES.
OS incideções relatados ascenderam a 82 em julho, um aupleto em relação aos 72 do mês anterior. Este Padrão de Violência tem-se alastrado para sul, atingindo Tamboma, uma localidada de eráti, na província vizinha de nampula. A INSEGURANCA BRIURDOU NO DESLOCamento de 56.215 Pessoas, Que Se Encontram Agora Alojadas em Dois Novos Campos No Distrito de Macomia, elevando para seis o total de Campos para deslocados internos na região.
O informado do OCHA Menciona ainda que os ataca um civis por Grupos Armados não estatais e os confrontos com como forças de segurança moçambicanas se intensificador, particularmente nas áias coseras de macomia e muidumbumbe. Numa ocorrência significativa, em 29 de Julho, grupos armados hastearam bandeiras do Estado Islâmico nas entradas da aldeia de Pangane, enquanto que no dia 12 atacaram um transporte de passageiros e um camião na proximidade de Xitaxi, com pelo menos outros nove incidentes semelhantes registados DURANTE O MÊS.
EM RESPOSTA AO AGRAVAMENTO DAS AMÁXAS, A POLÍCIA RETOMOU A ESCOLTA ARMADA ENTRADA MACOMIA EA VILA DE OASSE, NO DISTRITO DE MOCÍMOA DA PRAIA, MODO A GARANTIR O ACESSO HUMANITRIO. Nenhuma entanto, AtraSOS Administrativos continua um compromisso como as operações humanitácrias.
Além Disso, uma recente terrorista no Distrito de Palma Levou à suspensão de ativados por parte de subcontratados da empresa Francsa Totalenergies. Fontes Locais Indicam Que Operárrios Estão Confinados No Campo da Totalnergies, Localisado na Península de Afungi, Devido à Deterioraza da Situaça de Segurança.
Localização de Em Vácrias, vila Como Maputo, MUTE E MAGANJA, OS TERRORISTAS SAQUEARAM DISTURAS ALILESTARES E SEQUIRAM SEIS PESSOAS, QUE SOMENTE foram Libertadas Após pagamento de resgates ENTRE 10.000 e 30.000 Meticais.
DOIS MEMBROS DAS Forças Armadas de Moçambique (FADM) Que Foram Capturados e Posteriormente Mortos em 15 De Agosto Erram Parte do Teatro Operacionário Especial Afungi (Toea), implementado para proteger o projeto de gás natural liquefeito. OS soldados foram interceptados enquanto se descslocavam de moto para assuntos pesoais, tendo o motorista da moto-táxi liberto Após pagamento de um resgate. Ó Estado Islâmico Reivindicou Uma Responsabilidade Pelo Ataque, Divulgando Imagense dos Soldados Mortos e veículos.
Uma Escalada de Atividades Terroristas Representa um Desafio Significativo aos Planos do Governo Para Reiniciar Trabalhos na Planta de Gás Natural Em Setembro, conformidade Anunciou O Presidente Daniel Chappo Durante Uma Visita Ao Japão. Uma continuação dos atos em Palma Pode, sem entanto, atrasar ainda mais estas iniciativas.