Caso foi registrado neste sábado (24) (Foto: Fujama, Divulgação)

Diversos peixes apareceram mortos na região do Rio Jaraguá, em Jaraguá do Sul, neste sábado (23). O caso é investigado como um possível crime ambiental e uma equipe de fiscalização já realizou a coleta da água para análise. A contaminação é vista como um problema pontual, segundo a prefeitura.

Continua depois da publicidade

O diretor da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Gilberto Duwe, relata que, assim que a denúncia foi realizada no início da tarde, uma equipe especializada já foi até o local para identificar a origem da contaminação. Segundo o profissional, conhecido na cidade como biólogo Giba, a poluição que causou a morte dos peixes aconteceu no Rio Cerro e, aos poucos, chegou ao Rio Jaraguá.

Veja fotos dos peixes no rio

“A princípio foi algo pontual mesmo, algum material descartado de forma irregular, mas pontual, que ocasionou a morte dos peixes. Mas, mesmo assim, a gente identificou mais ou menos a origem dessa contaminação, fez algumas coletas de água do rio para fazer análise”, afirmou o biólogo.

A coleta seguirá para o laboratório nesta segunda-feira (26) e o resultado deverá servir de prova para que a Fujama e a prefeitura de Jaraguá do Sul tomem as medidas necessárias.

Continua depois da publicidade

“Lançar substâncias no rio que causem a contaminação da água e a morte de peixes é uma infração ambiental grave e pode resultar em multas que variam de R$ 5 mil a R$ 50 milhões. Até mesmo interdição da atividade [caso a contaminação surja de uma empresa]”, disse o profissional.

Confira como peixes foram encontrados

Leia também

Obras de duplicação de lote em rodovia federal em SC têm plano de retomada

Eduardo Bolsonaro fala sobre assalto na casa de mãe e avós: “Ordens de Moraes?”

Morre Jaguar, cartunista e um dos fundadores do Pasquim, aos 93 anos

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *