Nove mortes estão sendo investigadas por suspeita de contaminação com o medicamento
Um dos maiores escândalos envolvendo o sistema de saúde da Argentina já causou 87 mortes. A Justiça do país afirmou que as mortes foram causadas pelo uso de fentanil contaminado pelas bactérias Klebsiella pneumoniae e Ralstonia pickettii.
Ao menos nove mortes seguem sendo investigadas. Caso sejam confirmadas, o número de vítimas sobe para quase 100. O surto infeccioso começou em maio deste ano, assim como a investigação.
A denúncia foi feita pela Animat (Administração Nacional de Medicamentos, Alimentos e Tecnologia Médica Argentina), que recebeu informações de um hospital local sobre a presença das bactérias, no medicamento fornecido.
Fentanil é um medicamento utilizado para dor, comparável à morfina.
De acordo com jornais locais, foram distribuídos ao menos cinco lotes contaminados, entregues a oito hospitais e centros de saúde do país. Porém, cerca de 200 hospitais entraram na mira da investigação.
✅ Siga o Jornal Midiamax nas redes sociais
Você também pode acompanhar as últimas notícias e atualizações do Jornal Midiamax direto das redes sociais. Siga nossos perfis nas redes que você mais usa. 👇
É fácil! 😉 Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.
💬 Fique atualizado com o melhor do jornalismo local e participe das nossas coberturas!
(Revisão: Bianca Iglesias)