A Polônia informou nesta quarta-feira (20) que um drone militar russo invadiu seu espaço aéreo e explodiu em uma área agrícola no leste do país durante a noite, classificando o incidente como uma “provocação”.
“Mais uma vez, lidamos com uma provocação da Federação Russa, envolvendo um drone russo”, declarou à imprensa o ministro da Defesa, Wladyslaw Kosiniak-Kamysz.
A detonação aconteceu em um campo de milho próximo à localidade de Osiny, a aproximadamente 100 km de Varsóvia e perto das fronteiras com a Ucrânia e Belarus, aliada da Rússia.
As autoridades confirmaram que não houve feridos, mas algumas janelas de residências próximas sofreram danos.
O general polonês Dariusz Malinowski explicou que o aparelho era um drone de isca, desarmado, porém equipado com uma ogiva autodestrutiva.
A Polônia tem sido uma das maiores defensoras da Ucrânia, acolhendo mais de um milhão de refugiados ucranianos e servindo como um eixo importante para o trânsito de ajuda humanitária e militar da Europa Ocidental destinada ao território ucraniano.
Desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia há três anos e meio, diversos drones e mísseis russos têm sobrevoado os céus dos países bálticos Letônia, Lituânia, além da Polônia e Romênia, todos membros da Otan.