A Prefeitura de Natal por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) continua firmando o seu compromisso com o monitoramento ambiental de áreas com potencial risco de contaminação, no município. E nesta terça-feira (19), foi realizada mais uma vistoria técnica em uma área, onde funcionou um antigo posto de combustível, no bairro do Tirol, desativado a cerca de 13 anos.
As vistorias têm como foco a prevenção e o controle de contaminações ambientais decorrentes do uso e armazenamento de derivados de petróleo, como gasolina e diesel. E são realizadas pelo Grupo de Trabalho do Programa de Gestão de Áreas Contaminadas da Secretaria, que vêm sendo executadas desde 2010.
Durante a vistoria, foram realizadas sondagens e coleta de amostras, em dois pontos de solo, de aproximadamente 1,5 litros de cada local, que passarão por testes para verificar se há presença de substâncias BTEX (benzeno, tolueno, etilbenzeno e xilenos), que são contaminantes. As amostras serão analisadas pelo NUPPRAR – laboratório de análises físico-químicas de águas, solo, sedimento, corrosão, biocombustíveis, resíduos sólidos e efluentes da UFRN.
Os resultados devem estar disponíveis em até 30 dias. Segundo o analista e engenheiro Químico da Semurb, Carlos Silva, o diagnóstico de uma área contaminada é caracterizado pela realização de uma investigação detalhada, que inclui a caracterização da contaminação e a avaliação dos riscos ambientais à saúde humana. Essa etapa permite a definição das ações de intervenção mais adequadas, esclarece ele.
Silva, explica ainda, que após o diagnóstico, é iniciada a fase em que são aplicadas medidas de controle e remediação para eliminar ou reduzir os riscos da contaminação a níveis aceitáveis. “Após essa fase a Semurb mantém o monitoramento contínuo da área para garantir a eficácia das ações implementadas. Acompanhamos de perto os avanços na recuperação das áreas afetadas, a partir de relatórios de remediação enviados pelos responsáveis técnicos dos postos,” destacou.
Atualmente, a Secretaria monitora cinco postos de combustíveis em Natal, que ainda apresentam áreas contaminadas. Dois deles estão situados no Alecrim, e os demais nos bairros Barro Vermelho, Ribeira e Tirol.