De acordo com testemunhas, houve intensificação dos ventos e aumento repentino de temperatura em praias de Granada, no sul do país
18 ago
2025
– 17h59
(atualizado às 18h43)
Resumo
Explosão de calor causou evacuação em praias de Granada, na Espanha, com temperaturas acima de 40ºC e ventos de até 86 km/h; o fenômeno é raro, imprevisível e apresenta riscos elevados.
A Agência Estatal de Meteorologia da Espanha (AEMET) confirmou que as praias de Granada, no sul do país, foram atingidas por um ‘reventón térmico’, que pode ser traduzido como ‘explosão de calor‘, um fenômeno climático considerado raro, no último domingo, 17.
O fenômeno, que é potencialmente perigoso, de acordo com a AEMET, foi registrado nas orlas de Motril, Salobreña e Torrenueva, onde estavam cerca de 5 mil turistas.
De acordo com o órgão espanhol, a explosão de calor pode ser confundida com um tornado, com a incidência de rajadas de vento intensas e o aumento repentino da temperatura.
Na região, os termômetros superaram a marca de 39ºC apenas uma hora após o episódio, destacando-se as condições climáticas extremas. O fenômeno, segundo a AEMET, acontece quando uma corrente de ar frio desce rapidamente, atravessa uma camada de ar quente e seco e, ao tocar no solo, se aquece de maneira brusca.
Em Motril, a explosão de calor fez com que as temperaturas chegassem a 40,1ºC. A AEMET também registrou rajadas de vento de 86 km/h na região, na tarde de domingo.
Nas redes sociais, vídeos que mostram a correria de banhistas para deixar a orla das praias espanholas viralizaram. Segundo a agência, o fenômeno é imprevisível e pode afetar áreas com grandes concentrações de pessoas, como praias.
Motril: El reventón térmico sacude la Costa de Granada con vientos huracanados, dos tornados, dos mangas marinas, caída de árboles, corte de carretera y un posible desaparecido
(Salobreña, Almuñécar, La Herradura, Torrenueva, Costa, Carchuna, Calahonda, Castell de Ferro, Albuñol pic.twitter.com/vIiClbtpyd
— Motril@Digital (@Motril__Digital) August 17, 2025
Há, ainda, dois tipos de explosão de calor: a seca, como a registrada na Espanha, em que não há chuva, e a úmida, quando o fenômeno se dá enquanto a precipitação toca o solo.
A explosão de calor coincidiu com o dia mais quente do ano na costa espanhola. Cidades como Córdoba e Huelva, também na Andaluzia, superaram a marca de 45ºC durante o fim de semana.
O calor intenso foi amenizado pela passagem de uma frente fria no sul da Espanha nesta segunda-feira, 18. No entanto, a AEMET manteve alertas para o risco de incêndios em diferentes regiões do País.