Os primeiros resultados analíticos enviados à ULS Região de Leiria pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge revelam que as amostras da água recolhida na praia da Nazaré ainda apresentam níveis de contaminação, informou fonte da ULS Região de Leiria.
Segundo a mesma fonte, a praia irá, portanto, continuar interditada a banhos, até que sejam divulgados resultados favoráveis, sendo que nesta quinta-feira foi enviada nova colheita para análise.
O presidente da Câmara da Nazaré, Manuel Sequeira, diz que os dados atuais à qualidade da água “indicam a possibilidade de reabertura da praia da Nazaré a banhos a partir de amanhã”.
“A decisão final será confirmada após receção dos resultados” finais do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
Recorde-se que a praia da Nazaré foi interditada a banhos pela segunda vez este mês, após o registo de uma escorrência de efluentes no dia 12, na zona norte da praia, fruto de uma “obstrução na conduta de saneamento, junto à praça Manuel Arriaga”.
Até ao momento, ao contrário do que aconteceu no início de agosto, em que 116 pessoas foram assistidas na ULS da Região de Leiria com sintomas relacionados com a contaminação da água, a afluência aos Serviços de Urgência mantém-se normal, não se registando um aumento do número de utentes com sintomas gastrointestinais.