Um **cheiro forte e um líquido turvo** chamaram fortemente a atenção dos moradores da área de **Caminho Santa Bárbara**. Após investigar, as autoridades **fecharam uma fábrica de alimentos em Córdoba** por despejar líquidos industriais na rua.

Durante uma inspeção, verificou-se que o despejo vinha da **planta localizada na rua Galileo 4005**, e o sistema interno estava descarregando efluentes diretamente na via pública.

O líquido, de **cheiro fétido** acumulado no local, motivou o **fechamento preventivo** do estabelecimento pelo **Instituto de Proteção Ambiental (IPA)**, informou a **Municipalidade de Córdoba**.

### A forte infração da fábrica de alimentos em Córdoba

As autoridades apontaram que o incidente constitui uma **violação da regulamentação municipal** que proíbe o **lançamento de **desejos industriais** com potencial poluente. O fechamento visa **prevenir riscos sanitários e ambientais**, bem como interromper novos despejos enquanto as ações legais estão em andamento.

O estabelecimento, então, não poderá retomar suas atividades até **apresentar e implementar um plano de remediação ambiental** e cumprir com todas as exigências técnicas solicitadas pelo município.

Os inspetores municipais alertaram que, devido à magnitude do despejo, o proprietário terá que enfrentar **sanções econômicas** e ser responsável pela **limpeza do canal afetado**.

![Contaminação da água.](https://noticiasambientales.com/wp-content/uploads/2019/11/argentina_agua_contaminacion_delito_486586458645.jpg)

A medida faz parte de um **reforço nos controles ambientais** que busca prevenir incidentes semelhantes em outros pontos da cidade.

### Outro episódio de contaminação: a causa do odor nauseabundo em Córdoba

Este caso se soma a um episódio recente na mesma cidade. A **Secretaria de Meio Ambiente de Córdoba** identificou a causa de um **persistente odor nauseabundo** relatado pelos moradores dos bairros **Alta Córdoba** e **Cofico alguns dias atrás**.

Segundo informou o **diretor de Avaliação de Impacto Ambiental, Eduardo Sarríes**, aos meios de comunicação locais, a origem estava em um **aterro localizado em um terreno privado**. Lá foram encontradas substâncias com alto **teor de enxofre**. Consequências disso.

O **relatório de caracterização de odores divulgado pelas autoridades** determinou a presença de **Disulfeto de Dimetilo** e **Trissulfeto de Dimetilo**. São compostos sulfurados com forte atividade odorífera, capazes de gerar odores intensos mesmo em baixas concentrações.

As amostras de solo coletadas no local apresentaram resultados abaixo dos **limites máximos permitidos** pela **Lei 24.051 de Resíduos Perigosos** e normas complementares vigentes na Argentina.

Mesmo assim, serão realizadas atividades de **monitoramento e possíveis** **trabalhos de remediação** sob responsabilidade do proprietário ou responsável pelo terreno.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *