Colocar panelas diretamente na geladeira é um hábito comum e aparentemente inofensivo, mas essa prática pode trazer sérios riscos à saúde e à vida útil dos eletrodomésticos. Embora a conveniência de não precisar de outro recipiente seja tentadora, guardar panelas na geladeira após as refeições pode resultar em problemas significativos.

Riscos à Saúde

Muitos acreditam que apenas a temperatura da panela é o problema, mas a questão vai além. A estrutura das panelas não foi projetada para o armazenamento seguro de alimentos em ambientes refrigerados, criando um cenário propício para contaminações.

A nutricionista Marli Brasioli alerta que a falta de um fechamento hermético nas tampas das panelas permite a proliferação de microrganismos. “Como a tampa não fecha de maneira hermética, a panela não vai preservar adequadamente o alimento, podendo haver a contaminação por micro-organismos presentes no refrigerador”, explica.

Danos às Panelas

Além dos riscos à saúde, guardar panelas na geladeira pode danificá-las. Materiais como vidro, cerâmica e pedra são mais suscetíveis a choques térmicos, o que pode causar rachaduras e diminuir a vida útil dos utensílios.

A professora Viviane Tavares de Moraes destaca que, embora panelas de metal sejam mais resistentes, elas também podem riscar as prateleiras da geladeira, causando danos ao eletrodoméstico.

Sobrecarga da Geladeira

Outro problema é que o calor da panela recém-guardada força o motor da geladeira a trabalhar mais para resfriar o interior. Esse esforço extra não só aumenta o consumo de energia, mas também reduz a eficiência do aparelho. Portanto, armazenar panelas na geladeira pode resultar em custos adicionais na conta de energia elétrica.

Armazenamento Inteligente

Para garantir a segurança alimentar e a preservação dos utensílios, é recomendável usar potes de vidro ou plástico livre de BPA, com tampas que vedam bem. Transfira os alimentos assim que eles pararem de soltar vapor, sem esperar esfriar totalmente.

As prateleiras superiores da geladeira são ideais para armazenar alimentos que duram até três dias, segundo nutricionistas.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *