Agosto não começou bem para os banhistas que escolhem a Praia da Nazaré como destino de férias. No dia 1, ficou interdita a banhos, tendo reaberto poucos dias depois. No entanto, várias pessoas tiveram que ser assistidas devido à contaminação da água. Após uma semana e meia, nesta terça-feira, 12 de agosto, o problema regressou.
A Praia da Nazaré foi novamente interdita a banhos. A notícia foi avançada pela Câmara Municipal através de uma publicação no Facebook. A medida tomada deve-se à “deteção de uma obstrução na conduta de saneamento, junto à Praça Manuel Arriaga”, que obrigou a medida preventiva de encerra a praia.
“O incidente, motivado por uma escorrência de efluentes com duração aproximada de 1h30, foi imediatamente comunicado às entidades competentes, tendo sido desencadeadas, de forma célere, as ações necessárias para resolução da situação e minimização de eventuais impactos”, revelou a autarquia.
Acrescentou ainda que foram recolhidas amostras de água para análise, “encontrando-se o Município a aguardar os resultados, que serão emitidos pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge” no decorrer de quarta-feira, dia 13.
Leia também o artigo da NiT sobre a interdição da Praia da Nazaré no início do mês, devido à contaminação da água, que decorreu devido a uma falha técnica que originou uma descarga nos esgotos pluviais. Como resultado, 116 pessoas, incluindo 73 miúdos, tiveram de ser assistidas, segundo a Unidade de Saúde da Região de Leiria.