Após mais de 24 horas de combate ao incêndio de grandes proporções na fábrica da Effa Motors, no Distrito Industrial II, o prefeito de Manaus, David Almeida, classificou o episódio como um desastre ambiental.
A declaração foi feita em nota oficial divulgada nesta quarta-feira (6), após a confirmação de que materiais contaminantes foram queimados durante o incidente.
Desde o início das chamas, ainda na manhã de terça-feira (5), equipes da Prefeitura foram mobilizadas para prestar apoio logístico ao Corpo de Bombeiros.
Caminhões-pipa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmasclima) atuam no abastecimento das viaturas, enquanto a empresa Águas de Manaus foi acionada para garantir reabastecimento emergencial na Estação de Tratamento da Ponta das Lajes — a mais próxima da área atingida.
Três vítimas são confirmadas no incêndio, diz prefeito de Manaus
David Almeida também informou que três pessoas já foram resgatadas pelo Samu, e que água potável está sendo distribuída aos profissionais envolvidos no combate ao incêndio na zona leste de Manaus.
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da própria Semmas estão monitorando os impactos à saúde da população e ao meio ambiente nos bairros próximos à fábrica.
“Recebemos agora há pouco a confirmação de que houve queima de material contaminante. Por isso, o caso também está sendo tratado como um desastre ambiental”, afirmou Davi Almeida.
“Quero aqui expressar minha solidariedade aos trabalhadores da empresa e às famílias afetadas por esse episódio tão triste”, completou.
O fogo, que começou por volta das 9h de terça-feira, causou preocupação em bairros vizinhos devido à densa nuvem de fumaça e relatos de mal-estar respiratório entre moradores. Apesar disso, até o momento, não há confirmação de vítimas fatais.
As causas do incêndio ainda não foram oficialmente divulgadas, e uma investigação deve ser conduzida nos próximos dias.
O prefeito garantiu que todas as medidas estão sendo tomadas e que a gestão segue “vigilante e mobilizada até que tudo esteja sob controle”.
