As três praias que foram interditas a banhos nesta terça-feira, 5 de agosto, no Algarve — a Praia Verde, a Praia de Altura e a Praia Verdelago — já levantaram a proibição. A notícia foi avançada na tarde desta quarta-feira, 6 de agosto, um dia depois de terem sido hasteadas as bandeiras vermelhas naqueles areais, devido à contaminação da água.
A notícia foi partilhada pelo capitão do porto de Vila Real de Santo António, João Afonso Martins, à agência Lusa, aqui citada pela SIC Notícias. “As causas ainda estão em investigação”, revelou ainda uma fonte da Câmara Municipal de Castro Marim.
As zonas balneares tinham sido interditas por volta do meio-dia, a 5 de agosto. A informação foi partilhada pela diretora regional de saúde, segundo disse o comandante Afonso Martins ao “Observador.” O responsável explicou que durante a época balnear são feitas análises frequentes e durante um desses registos, foi detetada a presença da bactéria ‘E. coli’, que já causou vários constrangimentos em praias de norte a sul do País.
A análise voltou a ser feita esta quarta-feira e os valores demonstraram que as águas já se encontram em níveis considerados normais, sem poluição presente, permitindo assim a possibilidade de se tomar banho nestes locais.
Na passada semana, a Praia da Nazaré foi também interdita temporariamente devido à contaminação da água, que decorreu devido a uma falha técnica que originou uma descarga nos esgotos pluviais. Como resultado, 116 pessoas, incluindo 73 miúdos, tiveram de ser assistidas, segundo a Unidade de Saúde da Região de Leiria.