Na manhã desta sexta-feira (01), uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) foi acionada para realizar um resgate inusitado no centro de Guaçuí, no sul do Espírito Santo. Um porco-espinho foi encontrado em cima do corrimão de um estabelecimento comercial, chamando a atenção de pedestres e comerciantes que passavam pela região.
Leia também: PID reaberto: novo prazo para solicitar indenização do desastre da Samarco
O animal silvestre, provavelmente em busca de abrigo ou alimento, foi resgatado com segurança pelos militares, que seguiram os protocolos adequados para garantir tanto o bem-estar do animal quanto a segurança das pessoas ao redor. Após ser recolhido, o porco-espinho foi devolvido ao seu habitat natural, em uma área de mata distante da zona urbana.
Leia também: Vídeo | Ambulância pega fogo em área central de Colatina; não há feridos
O porco-espinho é o nome utilizado para diferentes espécies de mamíferos que têm o corpo recoberto por estruturas pontiagudas, popularmente conhecidas como “espinhos”. Esses espinhos funcionam como um mecanismo de defesa contra predadores, soltando-se facilmente do corpo quando tocados. Essa adaptação é essencial para a sobrevivência do animal, que possui locomoção lenta e, por isso, depende desses espinhos como forma de proteção. Porcos-espinhos são encontrados em diversas partes do mundo, incluindo o Brasil.
Leia também: Castração gratuita para cães e gatos em Colatina: veja como se inscrever no Pet Vida
A atuação do BPMA é fundamental para a preservação da fauna silvestre e para a conscientização sobre o convívio seguro entre humanos e animais em áreas urbanas.