O vulcão Klyuchevskaya Sopka, o mais alto e ativo da Eurásia, entrou em erupção horas após o terremoto de magnitude 8,8 que atingiu a costa leste da Rússia na manhã desta quarta-feira (30), segundo o Serviço Geofísico Unificado da Academia Russa de Ciências.
Pesquisadores registraram a descida de lava derretida ao longo da encosta oeste do vulcão. Luzes brilhantes e explosões também foram observadas.
Leia mais: Terremoto de magnitude 8,8 no Pacífico provoca tsunami na Rússia e no Japão
O tremor foi o mais forte registrado na região em quase 73 anos e desencadeou alertas de tsunami e ordens de evacuação em território russo e em outros países da Bacia do Pacífico, incluindo Estados Unidos, México e Colômbia.
Com 4.750 metros de altitude, o Klyuchevskaya Sopka é um dos vulcões ativos mais altos do mundo. Ele está situado a 30 quilômetros do assentamento de Klyuchi, no distrito de Ust-Kamchatcky, na Península de Kamchatka, uma região praticamente desabitada que abriga cerca de 30 vulcões em atividade.
Na última semana, equipes de resgate haviam recomendado evitar a visita ao local, assim como a outros vulcões da região, devido ao aumento da atividade sísmica. Apesar dos abalos registrados, não há informações sobre vítimas até o momento.
Leia mais: ‘Tarifaço’ dos EUA pode causar prejuízo de até R$ 4,3 bilhões ao setor de suco de laranja; entenda