
Se a arruaça feita por crianças em um colégio da cidade causa tamanha consternação (justificada, tamanho o prejuízo), por que a arruaça na capital do país deve ser tolerada e, em certo ponto, incentivada, em caso de anistia?
Tenho minhas críticas à administração Silvio Barros. Mas, dessa vez, estou dando o braço a torcer. Serei obrigado a concordar com cada linha do que foi dito em seu vídeo mais recente, de tal forma, que mal me reconheço enquanto escrevo esse texto. Afinal, não é todo dia que sento para reforçar o que, pelo prefeito, já foi dito.
É preciso respirar e tomar cuidado com as palavras. Não podemos perder a capacidade de se indignar, com aquilo que está completamente errado. Quem vê o estrago, o impacto, de um ataque a cidadania, não pode se conformar: quebraram vidros, arruaçaram tudo. O ambiente ficou completamente destruído. Irreconhecível, eu diria, para quem se atentar às imagens. Parece cenário de guerra.
Enfim, foi um desastre. A suspeita é de que isso tenha sido uma encomenda. Alguém usou esses arruaceiros, para passar uma mensagem para a sociedade e, talvez, para a gestão pública. Fiquei estarrecido, como o prefeito Silvio Barros, com alguns comentários sobre o que pode ser feito em relação ao caso. Estão usando a idade como justificativa para que a punição na seja feita.
Um gasto tremendo: horas extras de funcionários para limpeza, compra de novos insumos. Um desastre completo tanto no funcionamento do bem público, quanto na questão financeira para compra e reforma de tudo quebrado, sem dó e nem piedade. Sem pudor algum. E com os vândalos? Não acontece nada. E eu pergunto: tá certo isso?
A anistia – ampla, geral e irrestrita -, tão bradada pelos defensores da extrema-direita, para o 8 de janeiro é isso: a gestão pública e a sociedade ficam algemados, enquanto eles saem livres. Não dá para aceitar.
Se a arruaça feita por crianças em um colégio da cidade causa tamanha consternação (justificada, tamanho o prejuízo), por que a arruaça na capital do país deve ser tolerada e, em certo ponto, incentivada, em caso de anistia? Não lembro de comentários do prefeito a esse respeito, mas dada a convicção e as algemas deste último vídeo, creio que ele está conosco na luta contra a anistia!
Bem-vindo a essa luta, prefeito Silvio Barros! Ou os pedidos de rigor da lei e do punir valem somente para crianças?
Fotos: PMM/Ricardo Stuckert/Agência Brasil