O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou ontem (24), que conversou no último sábado (19) com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick. A interação durou cerca de 50 minutos, focada na posição brasileira em buscar a reversão do cenário de vigência da tarifa de 50% já em 1º de agosto.

“Nós conversamos com o governo norte-americano, tivemos uma conversa com o secretário de Comércio, longa, colocando todos os pontos e destacando o interesse do Brasil na negociação, e destacando que o presidente Lula tem orientado para a negociação não ter contaminação política nem ideológica”, disse em coletiva de imprensa.

Ele repetiu que não há razão econômica para tarifa proibitiva contra os produtos brasileiros. Se houver vigência da taxa de 50% seria “um perde-perde”, com o aumento da inflação nos Estados Unidos e diminuição das exportações brasileiras, con­­forme o argumento apresentado. O vice-presidente da República também repetiu que o Brasil negocia com os EUA por “canais institucionais e de forma reservada”. (Estadão Conteúdo)

 

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *