Publicado
26/07/2025 Às 12:30
Flatfish é o Primeiro Veíco Autônomo Subaquático do Brasil e Já Opera No Oriente Médio e Na Bacia de Campos
Conheça Robô Submarino Que Nasceu Em Salvador e Hoje Atua em Operações de Petróleo e Gás Em Diferentes Partes Do Mundo. Chamado de Flatfish, o Equipamento É U um Auv (Veículo Autônomo Submarino) Criado Pelo Senai Cimatec em Parceria Com A Shell Brasil Eo Instituto Alemão Dfki.
O projeto teve início em 2014 e hoje é um dos Principais Exemplos de Tecnologia Nacional com Aplicação Global. Ó Robô Realiza inspeções subaquásicas Profundas, coleta dadas e gera imagina 3d em alta definição.
Tecnologia Baiana Em Águas Profundas


Com capacidade de Mergulho de até 3 mil metrôs e autonomia para operar sem cabos ou embarchações de apoio, o peixe chato é uma inovAção de Ponta. Conheça Robô Submarino Que o Consegue Se Moviente EM TODAS como DireÇas e Recarregar Sozinho Em Uma Espécie de “Garagem Submersa”.
Em 2018, uma Tecnologia Foi Licencianda para a Empresa Saipem, Que Hoje Conduz o Processo de Industrializaça. O Equipamento já foi testado com sucolo na itália e na na Bacia de CamposE ATUALIMENTE É UTILIZADO NÃO Oriente Médio. UM Segundo Modelo Está EM Fase Fase De Testes Paratender O Mercado Brasileiro.
O DESENVOLVILVIMENTO DOFFIRO PORTO FINALIDADO POR CLÁUSULAS DE P&D DA ANP E TEVE APOIO DA ENGRAPII. Parte da Equipe Foi Treinada na AlemanhaEnquanto OS testa OcorreRam Nas Águas da Baía de Todos-Os-Santos. Segundo Leonardo Nardy, Gerente Executive do Senai Cimatec, O projeto Tambema Impulsionou A Criação do Cimatec Mar e do Centro de competência em Robótica e Sistemas Autônomos.
Além de Atender AO Setor de Petróleo e Gás, Um Mesma Tecnologia Pode Ser Adaptada para Inspeções Ambientais, Industriais E Até Em Ultos Tipos de Infraestrutura Submersa.
Reconhecimento Internacional E Impacto Local


Em Entrevista, Rosane Zagatti, Gerente de Tecnologia da Shell Brasil, Afirmou que o peixe chato foi destaca em premiatos internacionais. ELA DESTACOU OS GANHOS EMFICIÊNCIA Operacional, Segurança e Redidade de Emissões. Além Disso, uma iniciativa Capacitou ProfissionAis Brasileiros e Fortaleceu O Ecossistema de InovAção No País.
UM Tecnologia Ainda Ajuda Um Contar Uma Nova História Sobre a Bahia. Uma Nova Temporada do Programa “Onde Tem Bahia”, da TV Bahia, Está Mostrando Como Inovatos como Offish Geram Valor Dentro e Fora do Brasil, Inclusive Com Negócios em expansão na Europa, América do sul e américa do Norte.
Você acredita que o Brasil Deveria Investir Mais em Tecnologias Autônomas Como ESSA?