Devido ao baixo valor calórico, os adoçantes são frequentemente considerados uma opção mais saudável ao açúcar e, por isso, incorporados a muitas dietas. No entanto, existem versões da substância que podem ser extremamente nocivas para a saúde.

De acordo com uma pesquisa, realizada por especialistas da Universidade de Colorado, o eritritol, que é um dos adoçantes naturais mais utilizados pela indústria alimentícia, pode ser o responsável por causar danos às células da barreira hematoencefálica, que protege o cérebro, bloqueando substâncias nocivas e permitindo a entrada de nutrientes essenciais.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores expuseram células da barreira a níveis de eritritol semelhantes aos encontrados no sangue após o consumo de uma bebida adoçada com o composto, e com isso, detectaram uma reação em cadeia de danos celulares conhecida como estresse oxidativo.

Trata-se de uma sobrecarga de radicais livres, que danificam as células e inibem os mecanismos antioxidantes do organismo. Como resultado, além de terem seu funcionamento comprometido, muitas das células expostas no teste acabaram morrendo.

Por conta disso, o cérebro pode se tornar mais vulnerável à formação de coágulos sanguíneos, que, por sua vez, podem resultar em um acidente vascular cerebral (AVC).

Adoçante também pode causar infartos

Os cientistas também analisaram os efeitos do eritritol sobre a capacidade dos vasos sanguíneos de regular o fluxo de sangue, e constataram que o adoçante também é capaz de desregular o equilíbrio do sistema, deixando os vasos frequentemente contraídos.

Isso porque a substância reduz a produção de óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos, e de endotelina-1, que os contrai, aumentando não só os riscos de AVC, mas também de outras doenças cardiovasculares como infarto.

Apesar de ter sido uma pesquisa limitada, considerando que os experimentos foram realizados apenas em células isoladas, os resultados são extremamente relevantes, considerando que, por ser considerado um composto natural, o eritritol acaba sendo utilizado de maneira desenfreada.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *