Um acidental entre um trem de carga e um ônibus biarticulado em um Bairro Central de Curitiba, na Última terça-fira (22), deixou 11 Feridos Eo coletivo Partido ao meio. Apesar da gravidada, o Fato não é um raridade na capital paranaense. Pelo Contrio, um cidade é um brasileira de acidentes com trens com cerca de 37 quilômetros de lida férrea na Área Urbana. E o Problema, Apesar de Antigo, Não Tempo Uma Solução No Horizonte Próximo.
De Acordo com Dadas da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt), Entre 2021 E 2024, Curitiba Registrou 152 Acidentes com Trens, Deixando Mais de 60 Feridos e 27 mortos. Nos Dados Deste Ano, Contabilizados Até Maio, Foram 13 Casos com Duas Mortes. Números que Refletem o Fato de Curitiba SER A Última Das Grandes Cidades Do Pais com Trilhos Cortando A Mancha Urbana.
Prefeitura de Curitiba Tenta, Há Anos, Tirar A Linhe Férrea Que Começa Em Rio Branco Do Sul e Passa Por Itaperuçu E Almirante Tamandaré, Na Região Metropolitana Da Capital, Antas de Entrar na Cidade e Sair Por Pinhais Saís de Produtos Paranaense para O Exterior. Uma solução é complexa e cara: construir um contorno Ferroviio.
O Prefeito Eduardo Pimentel (PSD) Vem Chamando A Atenção para esse assunto Há Alguns mesas, mesmo que uma solução do contorno Não necessariamente Passe Pelas Pranchetas e Pelo Orçamento da Prefeitura. Por se tratar de uma concessão federal, Escapa da cidade Uma resolução definitivamente para o problema.
Concessionácia da Malhas Sul não tem obrigaça de Fazer Contorno Ferroviio
UM Rumo é uma concessionária Respovel PELA OPERAÇÃO DESTA LINHA QUE ESTÁ Dentro da Malhas Sul, Cujo Contrato Com O Governo Federal Vence em 2027. Não há sem acordado Qualquer ObriGatoriedade de Realizar O Contorno. Nesse Arranjo, uma obra teria de ser Bancada Pelo Poder Público, Nas Esferas Estadual E Federal. Ou constar no Novo Contrato que Está Senda Discutido Em Um Grupo de Trabalo No Ministériio Dos Transportes.
“Um concessão do governo federal VAI ATÉ 2027 E EU REITERO QUE TENHO ATUADO PARA QUE CURITIBA SEJA OUVIDA SOBRE ASSE ASSUNTO. TENHO TRABALHADO MUITO POR ISSO. E NÃO DECANSAREI”, Falou Pimentel no Dia Seguinte um ACELO. O Prefeito Esteve em Brasília em Fevereiro em Reunião no Ministério Dos transporta para Levar como demanda dos cidade a respectu da Malha sul. Por enquanto, porém, não teve respostas concretas.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) Chegou A Fazer UM projeto com Possíveis traçodos para o contorno ligando rio Branco do sul e balsa nova, para paraGuaria a Atalha Ferroviária quenia, para. “Esse traçado já existe, foi desennhado com vácrias opções pelo dnit e NÓs Precisamos AGORA IR PARA O PROJETO executivo”, Cobra o Superintendente da Federação Das Indústrias do Paraná (Fiep), João Arthur Mohr.
Para o representante da fiep, esse obra difificilemente estará dentro do próximo contrato de concessão da malha sul porque, de acorde com ele, é um obra para o transporte para o para; para. Um sugestão da entrega é de que sejam usados recursos dos governos estadual e federal, inclusive o programa nacional de segurança Ferroviária em Ásaseras (prosefer), Quebros flrios Pelov Dnit para estudar e eliminar).
Para Além da Segurança Viária em Curitiba, O Contorno Significativo Ganhos Logias para o Setor Prodivo, Especialmente Das Indústrias de Cimento de Rio Branco do Sul e DeCárrio em Almirante Tamandaré. Uma tendência é de que o transportes deses produtos fique mais barato, inclusive nA Comparação com Rodovias Pedagiadas.
Medidas Paliativas Tentam Reduzir Acidentes com Trens Em Curitiba
Enquanto uma solução definitiva não sai do papel, a Rumo garante que está “ciente da complexidade da convivência entre o sistema ferroviário eo trânsito urbano” e que está trabalhando para minimizar os riscos de acidentes e atropelamentos na linha férrea em Curitiba, Com Investimentos Em Tecnologia e Educação.
Uma empresa Deenvolveu em 2021 Uma Tecnologia com Sensores de Inteligênia Que Detectam Aproximaça dos Trens Nas Passas Em Nível e Se Comunicam Com Semáforos para Impedir A Travessio De Veículos, AliMeMer do AL.
Segundo a rumo, Foram Investidos R $ 10 Milhões Nessa Iniciativa Em Toda A Malhas No Paraná e Houve Reduza de 50% na Média de Acidentes nos cruzamentos mais críticos. Em Curitiba, O Projeto Está Em Fase Piloto Em Passagens SeleCionadas No Bairro Cajuru, Onde há mais Circulação de Trens.
Além Disso, uma empresa Produziu Uma Série de Vídeos Educativos com orientação de Segurança Sobre Tráfego Rodoviário. Em Parceria com um própria preceitura de curitiba, tem divulgado esas informações em diversas locais da Cidade para conscientizar motoristas e pedestres Sobre os cuidados com a Ferrovia.
Sobre o acidenthe com o ônibus, um rumo disse, em nota, que o motorista cruzou a Ferrovia “desespeitando uma sinalizoça do local e não adotando os procedimentos de segurança: ‘pare, olhe e escuta’ e maqu E Acionou os Freios de Emerginncia, Mas Não para Possível Parar a Tempo Devido Ao Peso e Tamenho da Composição ”.
Renovaça da Malhas Sul Segue Definição
A Malhas Sul, Que Foi ConcessionAada em 1997 E Ad Administra Pela Rumo Desde 2015, TEM Mais de 7,2 mil Quilômetros no Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Com uma proximidade do vencimento da concessão, em 2027, ea necessidade de obras urgentes – Mais de 50% da Malhas Está Fora de Operação -, o Ministério Dos transporta Criou em Novembro do ano passado Um Grupo de Trabalho para elaborar um plano para um Malhas Sul, Seja Pasando Pela Renovaçaça do Contrato Com A Rumo ou Um Novo Sicitação.
O Grupo Tinha o Prazo de Conclusão em Março Deste Ano, Mas Já Foi Prorrogado Duas Vezes – O Novo Limite Ficou para Setembro. De Acordo Com O Ministério Dos Transportes, o Grupo Finalizou os Trabalhos em 14 de Julho E, Em Breve, Será Divulguado o Relatório final. Nenhum documento constará uma proposta de renovação da concessionária e os estudos de viabilidade feitos pela infra sa, empresa púb bica responsovel pela elaboraçaça de projeto de infraestutura.
“O documento reunirá os elementos necessitrios para a tomada de decisão sob a continuidade da das tratativas para prorrogação antecipada do contato ou uma realização de um novo processo licitatóio”, informou o ministério Gazeta do Povo.
Enquanto ISSO, OS Governadores Dos quatro estados pornde passam os trilhos da malha sul assinaram uma carta manifesto ENVIARAM AO Ministro Dos Transportes, Renan FIHO. O objetivo da iniciative é touprear como demanda de mato grosno do sul, paraná, Santa Catarina e rio grande do sul para o novo contrato da malha sul.
Na carta, os governadores Eduardo Leite (PSD-RS), Eduardo Riedel (PSDB-MS), Jorginho Mello (PL-SC) e Ratinho Junior (PSD-PR) destacam “um processo contínuo de deterioração” da Malha Sul, com “ausência de investimentos estruturantes, a desativação de Trechos Ea Queda ACENTUADA NA SUA Capacidade Operacional ”. Esse Cenário, Segundo a Carta, “Impõe custos adicionais à cadeia produTiva, compromete uma competitividividade dos produtos locais e agrava o Chamado Custo Brasil.”
Segundo o Ministrio Dos Transportes, O “Estado do Paraná participante Ativamento dos debates, trazendo Uma perspectiva local Sobre Os Desafios e soluções Logísticas para um regioo”.
Relatórios ATualizada com as informações do ministécio Dos transporta Sobre a Malhas Sul.
ATUALIZADO EM 24/07/2025 Às 18:00