Um caça de fabricação chinesa Chengdu F-7 caiu nesta segunda-feira (21) em Bangladesh, atingindo uma escola e deixando ao menos 19 mortos.
O F-7 — conhecido como J-7 em sua versão de treinamento — é a versão chinesa, fabricada sob licença, do lendário caça soviético MiG-21. O modelo recebeu diversas modificações ao longo dos anos, incluindo melhorias no desempenho aerodinâmico, sistema de tiro mais moderno e integração da mira com o capacete do piloto — algo impensável na época do lançamento do MiG-21 original.
Bangladesh foi um dos principais operadores do F-7, tendo recebido inclusive as últimas unidades produzidas pela China, em 2013. Uma dessas aeronaves, da variante F-7 BGI, foi a que caiu hoje na região de Diabari.
Segundo as autoridades locais, o caça apresentou falhas logo após a decolagem do aeroporto da cidade e caiu sobre uma escola. Ao menos 16 estudantes, dois professores e o próprio piloto morreram no acidente. Outras 60 pessoas que estavam em solo ficaram feridas e foram encaminhadas a hospitais da região.
Ainda não está claro se o piloto chegou a declarar emergência antes da queda. Também não há confirmação se a aeronave estava armada ou transportava tanques de combustível subalares, o que pode ter contribuído para uma explosão maior no impacto com a escola.
Today, a Bangladesh Air Force F-7 crashed in Uttara (Bangladesh). First reports state one person was killed—updates when possible. pic.twitter.com/ab0NoKidai
— Air Safety #OTD by Francisco Cunha (@OnDisasters) July 21, 2025